Sustentabilidade na construção imobiliária da Grande Vitória: um mercado em expansão

Explore o cenário da sustentabilidade na construção imobiliária da Grande Vitória: demanda crescente, desafios e iniciativas inovadoras

Cidades Sustentáveis Espírito Santo
Foto: divulgação/Governo do Espírito Santo -

A sustentabilidade tem se tornado um fator cada vez mais relevante no setor da construção imobiliária, e na Grande Vitória não é diferente. Embora a demanda por construções mais sustentáveis já exista na região, o mercado ainda apresenta um vasto potencial a ser explorado. 

Observam-se iniciativas tanto por parte das empresas do setor, buscando inovar e atender a uma crescente consciência ambiental, quanto por ações provocadas pelo Poder Público, o que demonstra um movimento positivo em direção a práticas mais responsáveis.  

Um avanço significativo nesse sentido é a obrigatoriedade do reúso da água em novas construções, uma prática que está em franca expansão e sendo cada vez mais valorizada pelo mercado.  

“A energia solar, por exemplo, foi incluída no Minha Casa, Minha Vida”, explicou o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Leandro Rangel Lorenzon, durante a apresentação do 44° Censo Imobiliário, no início da tarde desta quinta-feira (20).  

Nos imóveis de alto padrão, a sustentabilidade já se manifesta como uma exigência de mercado. A inclusão de itens como carregadores para carros elétricos, por exemplo, demonstra uma preocupação crescente com a mobilidade e o consumo energético consciente por parte desse público.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui