De 11 a 14 de junho de 2025, o estado do Espírito Santo sedia a Conferência Sustentabilidade Brasil. Com curadoria do Instituto Sustentabilidade Brasil e a programação desenhada com método, profundidade e diversidade, o evento vai gerar relatórios, recomendações e devolutivas públicas com potencial de influenciar diretamente a posição brasileira na conferência internacional.
São 40 painéis interconectados, Grupos Técnicos de Trabalho, uma Jornada Científica e a adoção formal do ODS 18, voltado à proteção de defensores socioambientais e ao fortalecimento institucional da sustentabilidade. É um ponto de encontro entre governo federal, estadual, sociedade civil, setor privado e academia, em um ambiente gratuito, acessível e construído para deixar legado.
O Sustentabilidade Brasil 2025 é um evento nacional de referência que reúne especialistas, líderes e agentes de mudança comprometidos com a construção de soluções práticas para os desafios ambientais e sociais do nosso tempo.
Com um formato inovador, a Conferência Técnica, que integra o evento, estrutura-se em 13 trilhas temáticas que se cruzam em mais de 40 interseções estratégicas, promovendo um diálogo interdisciplinar entre temas como transição energética, saúde, inovação e infraestrutura verde, direitos humanos e justiça climática, cultura e sustentabilidade criativa, economia azul, competitividade e mercado ESG.
Cada painel tem um objetivo claro: responder à pergunta central do evento: “Que solução prática levaria à transformação?”
Prepare-se para inspiração, provocação e ação.
Debater as principais pautas da COP 30, conectando desafios globais às realidades locais e preparando o estado para participação ativa no evento global.
Debater o papel da comunicação e educação na promoção da sustentabilidade, desmistificando desinformação e engajando diferentes públicos.
Explorar inovações e mudanças estruturais necessárias para tornar indústrias, cidades e modelos de negócio mais sustentáveis e resilientes, com foco na economia regenerativa e no uso estratégico da Inteligência Artificial para impulsionar a transição verde. A exemplo do Mercado de Carbono.
Explorar o papel da cultura na construção de um futuro mais sustentável, abordando desde a valorização de tradições artísticas, música e artesanato até práticas sustentáveis aplicáveis a pequenos negócios.
Explorar soluções sustentáveis para a exploração dos recursos hídricos – marítimos, costeiros e fluviais –, garantindo a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento econômico responsável.
Explorar como a crise climática impacta comunidades vulnerabilizadas e discutir soluções para garantir justiça social e ambiental na transição sustentável.
Investigar como práticas regenerativas, rastreabilidade e inovação podem tornar o setor agropecuário mais sustentável e produtivo.
Discutir como integrar práticas sustentáveis nos modelos de negócio para garantir inovação e liderança no mercado global.
Analisar desafios e oportunidades para a substituição de fontes fósseis por energias renováveis, garantindo segurança energética e desenvolvimento sustentável.
Discutir os impactos das mudanças climáticas na saúde pública, incluindo o efeito do aquecimento dos oceanos e degradação de ecossistemas marinhos na disseminação de doenças infecciosas, além da qualidade do ar, a segurança alimentar e desafios para a resiliência dos sistemas de saúde.
Explorar soluções tecnológicas para cidades inteligentes, infraestrutura resiliente, mobilidade sustentável e eficiência energética
Discutir o papel do financiamento sustentável, taxonomia ESG e novos mecanismos de investimento para impulsionar a economia verde.
Analisar a evolução da agenda ESG no mundo corporativo, seus impactos financeiros, desafios regulatórios e competitividade das empresas, com foco na demanda por profissionais ESG, suas qualificações, atuação no mercado de trabalho e os rumos da agenda para o futuro.
Uma das maiores conferências do Brasil sobre sustentabilidade e ESG
A Jornada Científica da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 representa um marco na promoção da produção científica voltada para a sustentabilidade, resultado de uma parceria estratégica entre o Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Esta iniciativa visa conectar a pesquisa científica às demandas reais da sociedade, incentivando a construção de soluções inovadoras e práticas para os desafios socioambientais contemporâneos.
Profissional com experiência em mentoria indígena e assessoria técnica especializada em Estudos do Componente Indígena (ECI) e elaboração de Planos Básicos Ambientais Indígenas (PBAI).
Engenheiro Eletricista com MBAs em Gestão Empresarial, Shopping Centers, Projetos e Data Science. Com experiência em empresas como Shopping Vitória, Ducoco, Fortlev e Coca-Cola Andina, atua na liderança de projetos inovadores de eficiência energética, aplicando machine learning e Pesquisa Operacional para otimizar desempenho e reduzir custos. Atualmente é gerente de Operações e Manutenção do Shopping Vitória, responsável pela gestão de áreas como engenharia, manutenção, limpeza, utilidades, arquitetura, estacionamento e operações.
Diretora executiva do Instituto Cória e líder em Inovação Social na Semente, com foco em negócios liderados por mulheres, diversidade e responsabilidade social. Mentora do Startup Weekend e speaker no South Summit 2023. Atua como conselheira estratégica e voluntária em organizações de impacto social. Reconhecida pelo prêmio Ser Humano por sua pesquisa em gestão de pessoas para mulheres. Articula temas de liderança feminina em veículos como Estadão, Exame e A Gazeta.
Engenheira Agrônoma, Coordenadora-Geral de Produção Vegetal do Ministério da Agricultura e Pecuária. Coordena a implantação e operação da Plataforma Agro Brasil + Sustentável, plataforma digital governamental que objetiva integrar informações de bancos de dados oficiais de instituições públicas e privadas, gerando informações rastreáveis e confiáveis sobre a produção agropecuária sustentável no Brasil.
O Sustentabilidade Brasil surgiu do sucesso do já consagrado Sustentabilidade Capixaba que em três edições (2021, 2022 e 2023) retomou os grandes encontros do setor, sob a perspectiva de construção coletiva, conectando pessoas, negócios, poder público, academia, organizações sociais, e claro, meio ambiente. O Espírito Santo se prepara para receber a maior conferência do Brasil de sustentabilidade. Por meio do seu governador, o estado ocupa hoje a presidência do Consórcio Interestadual sobre o Clima, o Consórcio Brasil Verde. Renato Casagrande tem um histórico de liderança nas questões climáticas no país desde seus tempos de senador e já participou de inúmeras reuniões da cúpula do clima em várias partes do planeta. O estado assume esse protagonismo e quer mostrar para o Brasil e para o mundo o que tem feito como parte do esforço global para alcançar as metas do Acordo de Paris, abrindo as portas para setores produtivos e sociedade civil apresentarem seus programas e projetos sustentáveis.
Se você quer levar uma caravana ou escola, lançar um livro, levar sua ONG ou indicar um palestrante, deixe seu contato e vamos juntos realizar a maior conferência nacional de sustentabilidade