Secretaria de Recuperação do Rio Doce visita São Domingos do Norte e discute projetos de saneamento

O objetivo é garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado no acordo judicial para reparação integral e definitiva

Tubulação de água e saneamento
Foto: Envato Elements -

Seguindo o cronograma do Governo do Estado de visitar as cidades capixabas impactadas pelo desastre ambiental de Mariana, a equipe da Secretaria de Recuperação do Rio Doce esteve em São Domingos do Norte, um dos municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica.

Na companhia da prefeita Ana Malacarne, o secretário estadual Guerino Balestrassi conheceu os projetos da administração municipal na área de saneamento e de ações ambientais. A intenção é potencializar o abastecimento de água e aprimorar o tratamento de esgoto na cidade.

Depois da reunião na sede da Prefeitura, com apresentação de projetos e de relatórios sobre a infraestrutura da região, o secretário Guerino e a prefeita Ana visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Domingos do Norte.

“Estas visitas aos municípios são determinantes para encaminharmos as decisões junto com o governador Renato Casagrande. Quero parabenizar a prefeita Ana Malacarne pela disponibilidade de nos atender e pelos projetos estruturantes apresentados”, afirmou Guerino Balestrassi.

Saiba mais

Criada em dezembro de 2024, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce tem como finalidade apoiar, coordenar, orientar, monitorar e fiscalizar o planejamento e a execução dos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação de danos socioambientais e socioeconômicos.

O objetivo é garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado no acordo judicial para reparação integral e definitiva relativa ao rompimento da barragem de Fundão. O acordo judicial envolve o Governo Federal, os Governos de Minas Gerais e Espírito Santo, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), os Ministérios Públicos e Defensorias Estaduais e as empresas Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil, tendo sido homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 6 novembro de 2024.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui