O Brasil gera 80 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo que 60% são destinados a aterros, segundo um levantamento feito pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana – Selurb. Em crescimento no país, a instalação de usinas de biometano em aterros é uma tendência na transformação desses resíduos em energia limpa. O biocombustível apresenta diversas possibilidades de aplicação, além de contribuir para a neutralidade de carbono possibilitando a substituição de combustíveis provenientes de fontes não renováveis (petróleo, carvão mineral ou gás natural), por combustível limpo.
Atento a esse cenário desde o ano passado, o Grupo Multilixo, hub completo de soluções ambientais que promove e estimula a economia circular, iniciou a operação da primeira usina de biometano 100% “off grid” do País, localizada em Jambeiro que tem capacidade de produzir 30.000 m³ por dia de biometano e pode gerar 170.000 ton de créditos de carbono por ano.
Produção do biometano
O processo de produção deste biometano acontece da seguinte forma: os resíduos sólidos urbanos são destinados para aterros sanitários, que são construídos de acordo com uma série de protocolos ambientais. A partir da decomposição da matéria orgânica presente nos resíduos depositados no aterro sanitário ocorre a produção de biogás, o qual é constituído principalmente por gás metano. O biogás é captado e encaminhado para purificação na usina, onde é transformado em biometano. Essa atividade impede a emissão do gás metano para a atmosfera, extremamente prejudicial para o aquecimento global.
De acordo com a ABiogás (Associação Brasileira do Biogás), a produção de biometano pode chegar a 30 milhões de m3/dia até 2030. Dessa forma, representaria um aumento expressivo da capacidade atual. “O desenvolvimento sustentável não é apenas uma ideia, é uma necessidade. Aqui no Grupo Multilixo estamos sempre atentos ao mercado e como podemos seguir trabalhando por um futuro melhor através da valorização de resíduos. Esperamos crescer 20% a produção de biometano em 2024 com nossa usina UTGR. Visando atender essa demanda de mercado”, explica Lucas Urias, Gerente de Novos Negócios do Grupo Multilixo.
Sobre o Grupo Multilixo
O Grupo Multilixo é líder na gestão de resíduos no estado de São Paulo. Assim, conta com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro. É formado por nove negócios coexistentes que trabalham em sinergia, promovem e impulsionam a economia circular. Com o propósito de entregar soluções cada vez mais sustentáveis, oferece um robusto portfólio de serviços. Além disso, é munida com tecnologia de ponta, profissionais altamente qualificados e processos eficientes voltados para a sustentabilidade. São eles: coleta, transporte, tratamento e comércio de recicláveis, gerenciamento de resíduos, limpezas técnicas industriais e assessoria ambiental.
Como parte do propósito da empresa de implementar e desenvolver soluções mais sustentáveis para o descarte de resíduos, o hub investiu na maior linha de seleção de resíduos da América Latina e criou o Programa “Aterro Zero”. Com ele, tudo o que é coletado no cliente é reciclado, promovendo a sustentabilidade e economia circular.
Sobre a UTGR
A UTGR é uma das empresas líderes no segmento que cuida do tratamento e da gestão integrada de resíduos sólidos de aterro sanitário, segmento do Grupo Multilixo. Com excelência tecnológica contribui para o desenvolvimento econômico alinhado à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, agregando valor aos seus parceiros. Assim, promovem soluções que minimizam desperdícios, maximizando todo o tipo de recurso ligado à cadeia produtiva de modo sustentável. Atualmente conta com duas unidades, sendo uma em Jambeiro e outra em Americana.
Fonte: Assessoria
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui