Segundo o instituto de pesquisa britânico Chatham House, o cimento é fonte de aproximadamente 8% das emissões mundiais de dióxido de carbono. Pensando nessa problemática, pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram uma maneira de produzir cimento com emissões zero à nível comercial: utilizando concreto velho e fornos movidos a eletricidade que não possui emissões.
O cimento usado pode ser um substituto da cal para produzir cimento reciclável – capaz de ser utilizado na composição de concreto com baixas emissões de CO2. Além disso, ele também pode substituir a cal na reciclagem do aço, diminuindo a produção de resíduos do processo. Dessa forma, o material usado pode ajudar a diminuir as emissões de carbono dos dois materiais devido a menor necessidade de cal.
Para adquirir o cimento usado, o concreto velho precisa ser primeiramente esmagado para remoção de areia e pedras. Depois, ele passa por um aquecimento para a retirada de água, voltando a formar um clínquer (um material em fase básica de fabricação). Para isso, são utilizados os fornos em arco onde o aço é reciclado e óxido de ferro.
Cimento mais sustentável
“Descobrimos que a combinação de clínquer de cimento e óxido de ferro é uma excelente escória da produção de aço. Isso porque forma espuma e flui bem”, explica o Dr. Cyrille Dunant, autor do estudo e membro do Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge. ‘E se você acertar o equilíbrio e resfriar a escória com rapidez suficiente, você acaba com cimento reativado. Assim sem agregar nenhum custo ao processo de fabricação do aço”.
Fonte: Por Redação Casa Vogue
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui