Mariana: Secretaria do Rio Doce se reúne com auditoria ambiental que fiscalizará empresas poluidoras

Pelo acordo de repactuação, homologado pelo STF em novembro do ano passado, a Samarco ainda tem ações para serem concluídas

Mariana Rio Doce
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil/arquivo -

O Comitê de Governança do Espírito Santo (CEES) realizou uma nova reunião com a empresa de auditoria contratada para fiscalizar as ações de reparação obrigatórias desenvolvidas pelas mineradoras responsáveis pelo desastre ambiental de Mariana. A equipe da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd), que integra o Comitê, participou do encontro, que foi realizado na terça-feira (29), no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

Pelo acordo de repactuação do desastre ambiental, homologado pelo STF em novembro do ano passado, a Samarco ainda tem ações para serem concluídas nos sistemas de tratamento de água dos municípios afetados, no gerenciamento de áreas contaminadas, no fomento ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), além do monitoramento de água e sedimento pelos próximos anos.

A auditoria ambiental AECOM do Brasil, responsável por subsidiar o Governo do Estado no acompanhamento e fiscalização das ações das empresas poluidoras do Rio Doce, realizará vistorias nos locais atingidos e fará a entrega de novos relatórios com dados atualizados.

“A Secretaria de Recuperação do Rio Doce tem a responsabilidade de coordenar e orientar a Governança, dentro das obrigações estaduais estabelecidas pelo acordo de repactuação de Mariana. Teremos novas reuniões mensais com a empresa de auditoria e iremos trabalhar para que as ações ambientais sejam cumpridas de forma efetiva”, afirmou a gerente de reparação e recuperação ambiental da Serd, Juliana Valory.

O secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, reforçou que, além do trabalho de acompanhamento e fiscalização dentro do Comitê de Governança, a Serd terá um papel fundamental na aplicação dos investimentos estaduais e nas obras de infraestrutura nas cidades impactadas. “Em apenas seis meses, e com a orientação do governador Renato Casagrande, conseguimos construir uma robusta cartela de projetos de saneamento, tanto na zona urbana quanto na zona rural dos municípios da Bacia Hidrográfica, além de projetos de desenvolvimento socioeconômico e socioambiental que trarão mais qualidade de vida para os capixabas e recuperar o nosso Rio Doce”.

Também representaram a Serd na reunião: a gerente de Saneamento e Infraestrutura, Sabrina Bongiovani, e os assessores técnicos João Custódio, Leila Issa Vilaça, Natiely Dias Nobre, Julietty Angioletti Tesh e Fernando José da Silva.

Além da Secretaria de Rio Doce, o Comitê de Governança do Espírito Santo (CEES) conta com representantes do Ministério Público Estadual (MPES) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui