ES lança Plataforma Selo Verde para promover rastreabilidade ambiental

Desenvolvida com apoio da União Europeia, a plataforma permitirá aos produtores rurais capixabas comprovar a conformidade ambiental de suas propriedades

Plataforma Selo Verde
Foto: Hélio Filho/Secom -

O governo do Espírito Santo lançou, nesta segunda-feira (4), no Palácio Anchieta, em Vitória, a Plataforma Selo Verde-ES. A nova ferramenta digital, gratuita e voltada para a rastreabilidade e transparência socioambiental, visa a fortalecer a governança ambiental no campo e atender às exigências de mercados internacionais, como o europeu. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, que destacou a importância da rastreabilidade na produção agropecuária. “Os países que têm governança e onde a sociedade exige, demandam o rastreio de como é feita a produção”, afirmou.

Desenvolvida com apoio da União Europeia, a plataforma permitirá aos produtores rurais capixabas comprovar a conformidade ambiental de suas propriedades, favorecendo o acesso ao crédito, atraindo novos compradores e ampliando as possibilidades de exportação. Dados apresentados pelo governo indicam que 98% das propriedades cafeeiras do estado não registraram desmatamento desde 2020.

Para Leonardo Monteiro, diretor-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a iniciativa representa um avanço nas políticas públicas de combate ao desmatamento ilegal. “O Regulamento Europeu para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) exige que os produtos sejam produzidos sem prejuízos ao meio ambiente. O Selo Verde servirá como um grande incentivo para que os agricultores assumam compromisso socioambiental e possam exportar seus produtos. Com isso, avançaremos mais rápido no objetivo de zerar o desmatamento ilegal no Estado”, explicou.

Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com Andrea Monaco, gestor do programa Al-Invest Verde, da União Europeia, que enfatizou a parceria com o Espírito Santo em ações voltadas à preservação ambiental e à rastreabilidade das cadeias produtivas.

O programa Al-Invest Verde tem atuado estrategicamente com o governo capixaba na construção de cadeias produtivas livres de desmatamento, condição fundamental para acesso ao mercado europeu. A cooperação também envolve o aprimoramento do mapeamento dos cultivos de cacau, café e florestas plantadas no estado. Em 2024, o programa promoveu uma missão técnica que trouxe ao Espírito Santo representantes da Itália, Espanha, Irlanda e Bélgica. Segundo os organizadores, todos ficaram positivamente impressionados com as boas práticas ambientais e o compromisso do Estado com a sustentabilidade.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui