Cientista que se dispôs a ensinar Neymar sobre mudanças climáticas vem ao ES

O climatologista participará no Sustentabilidade Brasil do painel “Mudanças climáticas”.

Carlos Nobre
Foto: Divulgação -

Um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente, o climatologista Carlos Nobre virá ao Espírito Santo para participar do maior evento de sustentabilidade e ESG do país, o Sustentabilidade Brasil, que será realizado no Pavilhão de Carapina, de 24 a 28 de junho, com entrada gratuita. Em recentre entrevista, no contexto das “PEC das Praias”, o cientista disse que Neymar devia “aprender um pouquinho mais sobre mudanças climáticas”, e ainda se ofereceu para ensinar ao craque sobre o assunto.

O climatologista participará no Sustentabilidade Brasil do painel “Mudanças climáticas”, ao lado do professor da Ufes Neyval Costa e do secretário de Meio Ambiente do ES, Felipe Rigoni, no dia 26 (quarta), das 9h15 às 12h. Carlos Nobre ministrará a palestra “O estado atual das mudanças climáticas globais”; já o professor falará sobre “Estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas” e o secretário sobre “Plano de descarbonização”.

Carlos Nobre é considerado o 1º guardião planetário brasileiro. Ele é atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia (www.theamazonwewant.org), que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável.

Foto: Divulgação

Currículo de Carlos Nobre

Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1974, e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1983. Foi pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Exerceu importantes funções de gestão e coordenação científicas e de política científica. Foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-INPE e criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/CCST-INPE e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/CEMADEN- MCTI.

Foi cientista chefe do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Experimento LBA). Foi Alto Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. Foi Presidente da CAPES e Secretário de Políticas de P&D do Ministério de CTI. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha.

Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Em particular, foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários Prêmios nacionais e internacionais.

Sustentabilidade Capixaba 2023
Sustentabilidade Capixaba 2023 – Foto: Divulgação

Sustentabilidade Brasil

O evento contará com uma gama variada de atrativos e iniciativas culturais ao longo dos 5 dias de programação. A agenda da semana estará muito bem representada culturalmente, contando com uma programação recheada de apresentações, exposições, danças, saraus, comidas típicas, espaços interativos para diferentes faixas etárias, e muito mais!

A agenda cultural do Sustentabilidade Brasil tem o apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (SECULT – ES), garantindo qualidade e uma ampla diversidade durante toda a semana!

Você não vai ficar de fora desta, vai?

O Sustentabilidade Brasil é realizado pelo Consórcio Brasil Verde. A organização da conferência é do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e do Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos em Geral do Espírito Santo (Sindprom-ES), com apoio do Governo do Espírito Santo.

O credenciamento para o evento é feito gratuitamente pelo site https://sustentabilidadebrasil.com/evento/

De 24 a 28 de Junho. Inscrições gratuitas! https://sustentabilidadebrasil.com/evento/