Brasileira cria fibra têxtil de algas e ganha prêmio global de moda sustentável

A proposta rendeu a ela o prêmio H&M Foundation Global Change Award de 2024, considerado um dos mais importantes do mundo

Tecido de Alga
Imagens: reprodução/redes sociais -

A pesquisadora e empreendedora Thamires Pontes, natural de João Pessoa (PB), está revolucionando o setor têxtil com uma inovação 100% brasileira: uma fibra desenvolvida a partir de algas marinhas vermelhas. À frente da startup Phycolabs, Thamires uniu ciência, sustentabilidade, design e tecnologia de ponta para criar um material biodegradável, com baixo impacto ambiental e potencial para transformar a indústria da moda. A proposta rendeu a ela o prêmio H&M Foundation Global Change Award de 2024, considerado um dos mais importantes do mundo voltados à moda sustentável.

Reconhecida internacionalmente, Thamires também foi uma das palestrantes do Global Fashion Summit, onde dividiu espaço com representantes das maiores marcas do planeta. Agora, o foco da Phycolabs é viabilizar a produção da fibra em escala industrial. Com uma proposta que responde às urgências ambientais e aos valores contemporâneos, a brasileira mostra que o futuro da moda pode ser limpo, inovador e, acima de tudo, nacional.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui