O Espírito Santo sediará o maior encontro nacional de Sustentabilidade do ano: O Sustentabilidade Brasil. O evento reunirá, durante cinco dias, representantes de todos os setores da sociedade em um Vitrine Sustentável, que contemplará espaço para discussões sobre Mudanças Climáticas e Educação Ambiental.
Esse ano o evento, que é de âmbito Nacional, conta com uma comissão técnica cuidadosamente criada para garantir a excelência técnica dos palestrantes e dos expositores e para assegurar a representatividade nos debates e mesas de discussão.
A curadoria do evento, que será realizada pelo IBA – Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico, está empenhada em oportunizar aos participantes uma diversidade de informações e fazer circular as novidades e as realizações que vêm sendo executadas no Brasil -e no mundo- para mitigar e restaurar os danos que a natureza vem sofrendo ao longo dos anos.
ODS
Em parceria com o movimento ODS ES a curadoria irá incentivar os participantes a conhecerem as ações que vêm sendo realizadas pela executiva nacional e pelo movimento no Espírito Santo, bem como oportunizar conhecimentos sobre o tema. A agenda 2030 da ONU -que faz parte do Pacto Global- não é, e nem pode ser, uma responsabilidade exclusivamente governamental. Ninguém pode ficar para trás e o compromisso precisa ser, primeiramente, individual. Para isso, os participantes serão estimulados a se tornarem signatários do movimento durante o evento.
COP
No ano de 2025, o Brasil sediará a COP 30, Conference of the Parties -que em tradução livre para o português significaria Conferência das Partes. A COP é uma convenção anual criada pela ONU, em 21 de março de 1994, para prevenir -por meio de ações- as intervenções humanas perigosas ao sistema climático mundial.
A Conferência é um fórum multilateral de tomada de decisões sobre mudanças climáticas que conta com a participação de quase todos os países do mundo – sendo que na edição de 2023 se espera a presença de representantes dos 198 países membros – e é o local onde o mundo se reúne para chegar a um acordo sobre as formas de lidar com a crise climática; como limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau Celsius; ajudar as comunidades vulneráveis a se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas e atingir emissões líquidas zero até 2050, entre outras medidas assinadas no Acordo de Paris, em 2015.
O Sustentabilidade Brasil, em parceria com os organizadores da COP 30, que acontecerá em Belém do Pará, ofertará informações para os interessados em participar do evento, no ano que vem. Além disso, serão ofertados no evento informações sobre os caminhos para estar presente nessa importante conferência.
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
A curadoria reservou um espaço na área de exposição para a participação das organizações e dos movimentos sociais. O objetivo é que essas organizações – que realizam políticas públicas de sustentabilidade e cuidados como meio ambiente e o social – possam apresentar seus resultados e suas atuações. As OS interessada em participar podem se inscrever e a comissão técnica avaliará e confirmará a participação dos cada uma delas. Acontecerá, ainda, a segunda edição da Feira de Moda Social que estimula o empreendedorismo e a moda circular.
JOVENS FAZEM A DIFERENÇA
O evento terá espaço para a participação dos jovens. A anfitriã será a representante jovem do movimento ODS ES, a ativista social, Marina Cunico, que fará a recepção dos estudantes no evento e os envolverá na vitrine sustentável e nas ações culturais ambientais que acontecerão no cine ambiental. As escolas interessadas poderão inscrever seus grupos para visitação.
TODOS PODEM PARTICIPAR DO SUSTENTABILIDADE
É importante lembrar que o evento é aberto ao público e que a curadoria está aceitando sugestões por meio do site do IBA que é o curador oficial do evento.
As mudanças climáticas, os eventos extremos e os danos que a sociedade enfrenta podem ser controlados, mitigados e amenizados. O Sustentabilidade Brasil é o local de convergência de iniciativas adequado para essa discussão. Nos vemos lá!
Coluna :
Fabiana Franco
Dra. em comunicação, saúde e meio ambiente
Coordenadora Técnica da Curadoria
Associada do IBA
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui