Projeto-piloto do Café Produtor de Água chega a três cidades do ES

Focando na preservação, Espírito Santo lança projeto piloto Café Produtor de Água em Muqui, Nova Venécia e Santa Maria de Jetibá

Café Produtor de Água

Três cidades foram selecionadas para participarem do projeto-piloto do programa Café Produtor de Água no Espírito Santo: Muqui, Nova Venécia e Santa Maria de Jetibá. As propriedades rurais escolhidas, capitaneadas respectivamente pela Cafesul, Cooabriel e Nater Coop, serão orientadas para a revitalização de mananciais e preservação de matas ciliares.

Segundo Vinícius Schiavo, engenheiro agrônomo e analista de desenvolvimento cooperativista da OCB/ES, a iniciativa visa a incentivar a cafeicultura sustentável, que tem cada vez mais grande relevância para os compradores e consumidores mundo afora. “Cada bacia terá um projeto único, que pode abranger a recuperação da mata ciliar, de nascentes e até mesmo a construção de barraginhas”, explicou, em podcast do Sustentabilidade Brasil. 

Café Produtor de Água

A ação se junta ao programa Reflorestar, do Governo do Espírito Santo, que busca promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal. O presidente do CNC, Silas Brasileiro, veio ao Espírito Santo em novembro do ano passado e frisou que o Estado é uma referência quando se trata de produção de cafés de maneira sustentável.

“O Espírito Santo, como sempre, é um diferencial em tudo. Ficamos contentes quando falamos sobre a cafeicultura do Estado lá fora, exatamente por ela ter esse aspecto da sustentabilidade, que cada vez mais se aperfeiçoa e chega mais perto da realidade, do que exige o consumidor”, enalteceu.

Sobre o Café Produtor de Água

O programa Café Produtor de Água nasceu em 2021, em Alpinópolis, Minas Gerais, tendo como idealizador o Conselho Nacional do Café (CNC). Após o sucesso das ações experimentais, o programa se expandiu e foi solicitado por outras cooperativas associadas à CNC. 

O programa busca reconhecer e até mesmo premiar os produtores rurais de café que se comprometem e executam as ações propostas, pelos serviços ambientais prestados. Entre as benesses oferecidas pela ação estão assistência técnica, capacitação, melhoria da infraestrutura e valorização da propriedade e do produto.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui