
Venda Nova do Imigrante vai se tornar a primeira cidade inteligente do Espírito Santo. O município será pioneiro na implantação do modelo proposto pelo Programa ES Inteligente, que visa modernizar a infraestrutura urbana por meio de soluções tecnológicas sustentáveis e integradas. O projeto prevê iluminação pública mais eficiente, conectividade gratuita, segurança digital e geração de energia limpa — medidas que prometem transformar a qualidade dos serviços públicos e o dia a dia da população.
Para colocar o plano em prática, a Prefeitura assinou, nesta quarta-feira (16), contrato com a empresa vencedora da licitação, a Brilha Venda Nova do Imigrante. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e marcou oficialmente a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do programa coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e operacionalizado pelo Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC).
Com investimento de R$ 10,8 milhões, a empresa será responsável pela execução dos serviços durante os próximos 25 anos. Estão previstas a instalação de 2.850 luminárias de LED, 61 câmeras de videomonitoramento e 18 pontos de Wi-Fi gratuito. Além disso, será construída uma usina solar de 750 kWp para abastecer 86 unidades públicas com energia limpa, o que representa uma redução estimada de 2,68 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
“A ação permite a ampliação dos serviços disponíveis para a população, como a ampliação do uso do videomonitoramento e a disponibilização de internet livre em espaços de grande circulação, além de aumentar a eficiência do poder público. Venda Nova do Imigrante será a primeira experiência, mas temos outras três cidades (Afonso Cláudio, Vargem Alta e Alegre) em vias de publicação de edital para contratação de empresa. Tenho certeza que os gestores municipais, vendo essas cidades funcionando também vão buscar aderir ao programa”, afirmou o governador Renato Casagrande.
A parceria também traz impactos econômicos significativos: estima-se uma economia de R$ 42 milhões aos cofres públicos ao longo do contrato — uma redução de 33,48% nos gastos — e a geração de mais de 200 empregos diretos e indiretos.
Para o vice-governador Ricardo Ferraço, o município reafirma seu protagonismo. “Venda Nova do Imigrante foi inteligente quando decidiu investir no agroturismo. Uma escolha que transformou a economia local e abriu caminhos para o desenvolvimento. Agora, mais uma vez, mostra inteligência e pioneirismo em confirmar essa parceria com o Governo do Estado. Um trabalho que busca otimizar a gestão pública, modernizar a infraestrutura, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a todos. E virão mais por aí”, disse.
O prefeito Dalton Perim celebrou o momento. “A assinatura deste contrato representa um marco histórico para Venda Nova do Imigrante e isso nos enche de orgulho. Com essa iniciativa, damos um passo importante rumo a uma cidade mais moderna, segura e conectada, com soluções reais para o dia a dia da população. Agradecemos ao Bandes, ao Governo do Estado e a todos os parceiros que acreditaram nesse projeto e contribuíram para que ele se tornasse realidade”, afirmou.
De acordo com o sócio-diretor da empresa contratada, Fernando de Souza Urzeda, o compromisso vai além da modernização da iluminação pública. “A conquista dessa PPP reforça nosso compromisso com soluções sustentáveis e inovadoras que vão além da iluminação pública. Com esse projeto, levaremos ao município não apenas maior eficiência energética e redução de custos, mas também uma base tecnológica robusta que permitirá avanços em conectividade e geração de energia limpa. É uma honra contribuir para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente, segura e sustentável”, declarou.
Todo o processo de estruturação do contrato foi acompanhado pelo Tribunal de Contas e envolveu dois anos de trabalho técnico entre a Prefeitura, o Bandes e o IPGC. “Temos uma imensa alegria em participar deste processo histórico para o Espírito Santo. Mesmo com um longo tempo de espera, o município foi perseverante e conseguimos a confiança para seguirmos com a licitação. Além disso, a cidade é, também, um exemplo a ser seguido por outras prefeituras pelo Estado e o IPGC vai ser sempre um grande parceiro do banco na elaboração de novos projetos”, afirmou o presidente do IPGC, Leonardo Santos.
Sobre o Programa ES Inteligente
O ES Inteligente é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo voltada à modernização da gestão pública e à melhoria da infraestrutura urbana por meio de Parcerias Público-Privadas. O programa é coordenado tecnicamente pelo Bandes, com apoio do IPGC, e oferece suporte gratuito aos municípios para a elaboração de projetos complexos.
Até o momento, 24 municípios já aderiram ao programa, que engloba soluções nas áreas de iluminação pública, telecomunicações, energia solar e saneamento, com foco em resíduos sólidos. A estimativa é de que 1,8 milhão de capixabas, cerca de 40% da população do Estado, sejam beneficiados direta ou indiretamente pelas ações.
“Por meio do Bandes e do IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos para ampliar os serviços ofertados à população e aplicar no setor público a inovação e eficiência do setor privado. Essa abordagem integrada visa a promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, explicou o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto Pessin.
A previsão é que as melhorias comecem a ser implementadas ainda no segundo semestre de 2025.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui