Tapuia Coquetelaria: o Espírito Santo vai brindar a sustentabilidade na COP30

Grupo capixaba apresentará carta autoral de drinks sustentáveis na Casa Sustentabilidade Brasil, destacando sabores locais e inovação na COP30, em Belém

Tapuia Casa Sustentabilidade Brasil

O café, o gengibre, o morango, a goiaba, o abacaxi e o mamão capixaba prometem encantar os paladares na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). A Tapuia Coquetelaria, reconhecida pela criatividade e compromisso com a sustentabilidade, estará na Casa Sustentabilidade Brasil, espaço oficial do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), levando o melhor das terras capixabas para o coração da Amazônia.

A carta exclusiva de drinks que será apresentada em Belém traz uma imersão nos ingredientes e na identidade do Espírito Santo. Entre os destaques, está o coquetel com cachaça envelhecida em barril de carvalho, café artesanal e espuma de cumaru – uma semente aromática Amazônica, conhecida como baunilha brasileira -, cuja produção é expressiva no Estado. “O cumaru dá um toque de doçura e suavidade a um drink potente em sabor, representando bem o equilíbrio e a acolhida capixaba”, explica Jean Barcelos Sima, um dos sócios da empresa.

Além disso, outros coquetéis prometem encantar o público da COP30 com combinações que valorizam a produção do Espírito Santo. O Coroa Gelada, por exemplo, leva vodca capixaba, xarope artesanal de abacaxi de Marataízes e soda de hortelã, celebrando o frescor tropical do litoral. Já o São Roque combina cachaça no capim-santo, cordial de goiaba, água com gás e espuma de goiaba, exaltando uma das frutas mais cultivadas no Estado. O nome é uma homenagem a São Roque do Canaã, maior produtor do destilado do Espírito Santo.

Novidades da Tapuia Coquetelaria

Além disso, a Tapuia está desenvolvendo novas criações com café, gengibre, mamão e abacaxi, produtos emblemáticos da agroindústria capixaba. “Temos três grandes produções — café, mamão e gengibre — e estamos pensando em drinks que expressam a força e a diversidade do nosso território”, comenta Jean.

Dessa forma, a marca, comandada por Bárbara Barcelos, Guilherme Ribeiro Sima e Jean Barcelos Sima, aposta em um conceito que une hospitalidade, autenticidade e sustentabilidade. “Vamos oferecer uma experiência sensorial completa. Assim, cada drink une o visual, o sabor e o propósito. Usaremos insumos do Espírito Santo — desde as frutas até os destilados — e uma carta totalmente autoral. Além disso, a sustentabilidade faz parte do nosso trabalho. Eliminamos garrafas pet e adotamos um sistema próprio de gaseificação para todas as bebidas. Tudo é sustentável, acessível e de alta qualidade”, destaca Jean Barcelos Sima, responsável pela gestão comercial da Tapuia.

A Casa Sustentabilidade Brasil, localizada a apenas 600 metros do centro oficial da conferência, funcionará de 9 a 22 de novembro. Com 2.600 m² de área, o espaço contará com dois auditórios, seis salas de reunião e seis lounges empresariais. Terá, ainda, áreas de convivência e uma cafeteria com cafés especiais capixabas. Além disso, vai reunir experiências gastronômicas e culturais que expressam o protagonismo capixaba na transição para uma economia verde e inclusiva.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui