Uma nova iniciativa do Programa VixFlora visa ampliar a cobertura florestal da Mata Atlântica em bairros como Santa Cecília, Jesus de Nazareth, Forte São João, Frandinhos, Resistência e Redenção, de modo a proporcionar o plantio de mais de 200 mil árvores nos próximos 30 meses. De acordo com a Prefeitura de Vitória, estão previstas intervenções em 41 áreas do município, somando assim 90,66 hectares, o equivalente a 90 campos de futebol.
Para tanto, o programa conta com a presença de lideranças comunitárias, parlamentares, secretários e servidores da Prefeitura de Vitória. A ação se demonstra relevante e inspira a criação de uma cidade cada vez melhor, sendo um projeto que visa melhorar a qualidade do ar e melhorar o clima da cidade
Mutirão de plantio com alunos de escolas públicas e privadas
A ação visa a recuperação de áreas que apresentam degradação ambiental em Vitória com os recursos disponibilizados pelo Branco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dessa forma a Prefeitura de Vitória terá em mãos R$8 milhões apenas neste contrato de plantio. Ressalta-se que o valor em questão será voltado para aquisição de mudas e para as atividades que serão realizadas ao redor da cidade.
Influências sociais e ambientais da iniciativa Vixflora
A ação consiste na execução de técnicas de implantação e manejo da floresta para formação de novas áreas verdes, de modo a proporcionar equilíbrio biológico e a ampliar a biodiversidade. Assim, a iniciativa ajudará na contenção da ocupação desordenada sobre áreas de risco geológico, na redução da erosão do solo e seus consequentes agravamentos. Por fim, devemos destacar que o Programa VixFlora lançado em 2021, no Dia da Árvore, foca na recuperação de áreas como unidades de conservação, parques urbanos, toda a orla da capital e regiões, e ainda, bairros pouco arborizados.
A sua meta é plantar árvores compostas por todas as espécies nativas de diferentes ecossistemas da Mata Atlântica como as restingas, manguezais, matas de encostas e outras formações. Com isso, amplia não apenas a cobertura florestal, mas também melhora a segurança hídrica da cidade, uma vez que resultará num aumento da filtração da água e do volume dos aquíferos, afinal Vitória depende exclusivamente da água oriunda de municípios vizinhos.
Fonte: Folha Vitória
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui