Marina Silva defende diálogo sobre PL de licenciamento ambiental

Ministra afirma que vetos do presidente Lula ao PL 2.159 agilizam licenças sem prejudicar indígenas, quilombolas ou meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil) -

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta quarta-feira (13), em evento com representantes de diferentes matrizes religiosas, que o governo está aberto ao diálogo com o Congresso sobre os 63 vetos do presidente Lula ao PL 2.159, conhecido como “PL da Devastação”, que flexibiliza licenças ambientais.

“Estamos com muita disposição de dialogar com os parlamentares para mostrar que os vetos do presidente ajudam o Brasil. Possibilitam agilizar processos sem perder a qualidade do licenciamento, sem prejudicar o direito dos povos indígenas e quilombolas”, declarou Marina Silva à Agência Brasil. Ela ressaltou que as decisões do governo federal foram cuidadosas, garantindo segurança jurídica e preservação ambiental.

No evento “Fé no Clima”, a ministra também abordou a preparação do Brasil para sediar a COP30. “A COP30 não será festa, mas muito trabalho”, disse, destacando que ações concretas são mais importantes do que discursos. Ela alertou que países vulneráveis, especialmente pequenas ilhas, já enfrentam graves impactos das mudanças climáticas.

Marina Silva defendeu ainda um “mutirão” de entendimento em favor da preservação do meio ambiente, reunindo representantes de diversas culturas, religiões e setores da sociedade. Segundo ela, fé e ciência são “suplementares” e podem dialogar na construção de soluções ambientais. “Mesmo que outra pessoa seja radicalmente diferente. A filosofia, a ciência, a poesia, a espiritualidade têm a capacidade de antecipar as coisas”, afirmou.

Para a ministra, a contribuição de cientistas, lideranças políticas, empresários, mulheres e povos tradicionais é essencial nesse esforço coletivo contra a devastação e as mudanças climáticas.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui