Mapeamento aponta 20,4 mil hectares de recifes de coral na costa do país

Satélites detectam ambientes marinhos da costa brasileira com o intuito de ajudar na preservação dos ecossitemas diante das mudanças climáticas.

Foto: Landsat 8 & 9 / USGS / NASA -

Um estudo inédito, realizado pela equipe da Zona Costeira do MapBiomas, revelou que a costa brasileira é abraçada por mais de 20,4 mil hectares de recifes de corais de águas rasas. O mapeamento foi feito através de satélites e sensores óticos superinteligentes. De acordo com uma declaração de um dos integrantes do grupo da pesquisa o ambiente marinho do Brasil precisa ser mapeado para ser preservado.

“A costa leste brasileira, sem grande descarga sedimentar de seus rios, possui águas claras, com grande penetrabilidade à luz. Este é um dos fatores que explicam a grande concentração de recifes de corais na região”, diz o pesquisador Cesar Diniz.

O projeto de mapeamento

Na última quarta-feira(21) o MapBiomas lançou -em Brasília- um mapa que descreve a cobertura e uso de terras brasileiras, o qual esse estudo integra -Coleção 9.

Esse primeiro mapeamento é de muito valor para os pesquisadores, pois faz parte de um plano que busca mapear e acompanhar fatores que podem ajudar na preservação da fauna e dos ecossistemas da costa brasileira. Alguns desses fatores de grande atenção monitorados serão as temperaturas médias da água, o equilíbrio da cadeia alimentar e influencias humanas, por exemplo.

Mapeamento e mudanças climáticas

De acordo com Cesar, esse mapeamento e acompanhamento que o estudo viabiliza se mostra mais que necessário e urgente em tempos em que as mudanças climáticas já não são projeções futuras para a natureza do planeta. Na semana passada, por exemplo, as águas do Mediterrâneo desbancaram o recorde de altas temperaturas que já havia sido quebrado no verão do ano passado -beirando os 29ºC

“Estima-se que um quarto de toda vida marinha é dependente de corais em algum momento de sua vida. Logo, monitorar as condições coralíneas do país é absolutamente relevante a todos nós. Mesmo que não percebamos, todos estamos associados aos serviços ecossistêmicos prestados pelos recifes de corais”, enfatizou.

A maior parte dos ecossitemas dessas colônias foram localizadas dentro das áreas das Unidades de Conservação Marinhas. O destaque da identificação -a qual corresponde a 33% do total mapeado- foi a Área de Proteção Ambiental (APA) Ponta da Baleia/ Abrolhos, na zona costeira dos municípios de Alcobaça e Caravelas, sul da Bahia.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui