O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está realizando no Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz), localizado no Espírito Santo, uma nova etapa de manejo focada na conservação das abelhas nativas sem ferrão. A ação, que ocorreu esta semana, faz parte do projeto “Na Trilha das Melíponas: Conhecendo para Preservar as Abelhas Nativas”, que busca fortalecer o papel ecológico dessas abelhas.
O projeto visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de preservar as abelhas nativas e promover práticas que garantam a sobrevivência das espécies e a continuidade dos serviços ambientais essenciais que elas oferecem.
Durante a visita ao parque, a equipe trocou as caixas racionais, utilizadas para abrigar as colmeias de abelhas sem ferrão. As antigas, danificadas pelo tempo, foram substituídas por novas estruturas feitas pelas equipes das Unidades de Conservação (UCs) Estaduais. Elas são mais espessas, proporcionando melhor conforto térmico para as colônias.
Ações no Parque Pedra Azul
Além do manejo, a equipe do Iema verificou o local para instalar a trilha interpretativa. Ela terá colmeias ao longo do caminho, atuando, então, como ferramenta educativa sobre a importância da conservação do ambiente natural. Assim, vale destacar que as equipes técnicas das UCs receberam capacitação para realizar essas e outras ações de preservação, com suporte técnico disponível quando necessário.
Leonardo Brioschi, servidor do Iema e membro da equipe do Pepaz, ressaltou, então, a relevância do projeto para a preservação das abelhas nativas. Assim, levando em conta as ameaças recorrentes ao seu habitat.
“Consideramos esta atividade fundamental para o conhecimento das abelhas, que são parte da fauna nativa, e para a conscientização sobre a necessidade de conservação, uma vez que as maiores ameaças que elas enfrentam incluem o desmatamento, o uso de pesticidas e a retirada de colônias da natureza”, afirmou Brioschi.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui