Nesta quarta-feira, 5, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Amapá lança a campanha “Junho Verde 2024”, com o tema “Biodiversidade e Oportunidades de Desenvolvimento no Meio do Mundo”. A cerimônia de abertura será no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, em Macapá.
Na ocasião, o governador Clécio Luís fará a entrega dos Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) e Ambiental Rural (CAR) para produtores do campo, além da assinatura e apresentação da Instrução Normativa sobre o manejo de açaí, que trata dos procedimentos para o licenciamento ambiental simplificado.
O evento oficial ocorre entre 5 e 8 de junho, mas a programação se estende durante todo o mês. A campanha visa estimular a participação dos cidadãos em ações voltadas para a sustentabilidade, além de reforçar o debate ambiental no Amapá, estado que será subsede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025.
Junho Verde
Este ano, o público alvo da mobilização serão extrativistas e órgãos ligados às questões ambientais. Durante a cerimônia, também haverá a assinatura da Instrução Normativa sobre o Relatório Ambiental Anual e a criação da Declaração Ambiental, que autoriza instrumentos simplificados de controle das atividades de manejo, extração e produção de palmito e frutos de açaí.
A campanha “Junho Verde” é realizada pelo Governo do Estado e coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), sendo uma programação anual que promove debates e mecanismos que atuam na sensibilização, formação e qualificação de políticas públicas voltadas para a proteção da natureza.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui