
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito para a presidência da Comissão de Meio Ambiente (CMA). Ele já tinha ocupado o cargo no biênio 2019-2020.
Ao tomar posse, Contarato destacou os desafios provocados pela crise climática e destacou o alerta dado pelos cientistas, no ano passado, de que a temperatura média do planeta já ultrapassou a marca de 1,5 graus centígrados acima dos registros da era pré-industrial.
O senador disse que nós já sentimos, na própria pele, as consequências devastadoras desse aumento, e que ultrapassamos agora os limites estabelecidos pelo Acordo de Paris para serem alcançados apenas em 2030.
”Estiagens prolongadas, enchentes avassaladoras, tempestades implacáveis e ondas de calor extremo ameaçam a economia, desestabilizam a educação, sobrecarregam a saúde e comprometem a produção de alimentos, impactando dolorosamente todos nós”.
As propostas de Fabiano Contarato para a Comissão de Meio Ambiente
O novo presidente da CMA disse que diante desse cenário, é imperativo aprimorar a legislação ambiental. Além disso, ele visa a fortalecer os órgãos ambientais do país; ampliar investimentos em soluções sustentáveis, que respeitem a natureza.
Contarato defendeu trabalhar pelo bem-estar social; intensificar ações de educação ambiental; e estabelecer acordos mais ambiciosos para a redução das emissões de gases do efeito estufa, que provocam o aquecimento global. Ele quer, ainda, proteger as populações mais vulneráveis aos efeitos das mudanças do clima.
O novo presidente destacou a oportunidade histórica de o Brasil de sediar a COP 30, a conferência do clima das Nações Unidas, em novembro, na cidade de Belém, no Pará.
”A comissão está totalmente comprometida em contribuir para que a conferência seja um marco indelével na luta global contra as mudanças climáticas.”
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui