COP 30: Belém programa transformações desde em escolas até na base aérea

Dentre os projetos está transformação de colégios em dormitórios e a ampliação do aeroporto

Logo COP30
Foto: Divulgação redes sociais -

Nomeada cidade sede para a COP 30 no ano que vem, Belém já começa os preparativos para fazer história. A Conferência das Partes (COP) é uma reunião anual de países e de territórios que têm como objetivo discutir medidas que visam diminuir a emissão de gases do efeito estufa e cumprir metas ambientais assumidas previamente, como as do Acordo de Paris. Para isso, a cidade brasileira está realizando uma série de mudanças e adaptações nas esferas estruturais da cidade. Dentre os projetos está a modernização e ampliação do aeroporto do município. 

De acordo com uma reportagem do Diário do Pará, o plano do estado é transformar a base aérea -como um todo-, tornando-a capaz de bem atender e recepcionar os mais diversos veículos dos principais chefes de estado do mundo. Assim, dentre os projetos está a ampliação da sala VIP, bem como dos hangares de aeronaves privadas. Além disso, a ideia é comportar Boeings, como o chinês 747; o usado pela Rússia, Ilyushin II e o Air Force One, dos Estados Unidos.

Para atender autoridades que virão de aviões de menor porte e de países com protocolos de segurança menos rigorosos, o planejamento é que eles pousem, desembarquem seus representantes federais e dirijam-se a hangares de menores estruturas para estacionamento durante toda a conferência -como em  Macapá, no Amapá- até o momento do retorno.

Hospedagem em Belém

Além das melhorias das vias aéreas, o governo paranaense também tem promovido projetos para expansão da rede de hotéis da capital do estado. Dessa forma, os organizadores fecharam um acordo com a marca portuguesa hoteleira Vila Galé para a construção de uma unidade de alto padrão na cidade. Além disso, dentre as ações já confirmadas está a transformação de escolas estaduais em dormitórios para a conferência do clima da ONU.

Com isso, outras seis escolas já integram esse projeto. Quatro delas já começaram as obras e outras duas passam por licitação.  O plano é que todas as unidades estejam aptas a receber aproximadamente 5 mil pessoas.  

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui