Comissão de Meio Ambiente aprova cultura oceânica no currículo escolar

Propõe-se uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para que o tema da cultura oceânica esteja nos ensinos fundamental e médio.

Foto de Engin Akyurt - Pexels -

A Comissão de Meio Ambiente aprovou a proposta que visa incluir o ensino sobre a cultura oceânica no currículo escolar. Mais detalhes com o repórter César Mendes.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O projeto, de autoria da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), propõe uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para que o tema da cultura oceânica seja incorporado ao currículo dos ensinos fundamental e médio. O objetivo da senadora é contribuir para os esforços internacionais de conscientização sobre a importância dos oceanos, com foco em sua preservação e no papel vital que desempenham para o equilíbrio ambiental do planeta.

Valorização da cultura oceânica

A relatora da proposta, senadora Teresa Leitão (PT-PE), demonstrou seu apoio à medida, destacando que, apesar de os oceanos cobrirem cerca de 71% da superfície da Terra e serem essenciais para a regulação do clima, além de fornecerem recursos fundamentais para a humanidade, o tema é subexplorado nos currículos escolares e nos livros didáticos. Para ela, a implementação dessa inclusão curricular poderá ter um impacto significativo na formação de uma nova geração mais comprometida com a proteção dos ecossistemas marinhos. Além disso, acredita que com a promoção de um desenvolvimento sustentável, alinhando-se aos desafios ambientais que a sociedade enfrenta no século XXI.

Foto de Jeremy Bishop -Pexels

Em sua análise, Teresa Leitão também sugeriu uma emenda ao projeto, propondo a inclusão do estudo sobre a Amazônia Azul. Pois lá é uma região rica em recursos naturais e minerais, que se estende desde o litoral brasileiro até os limites da plataforma continental. Segundo a senadora, o estudo dessa área é essencial para o entendimento do patrimônio ambiental e econômico do Brasil. Especialmente em um contexto de crescente valorização dos recursos marinhos.

A Comissão de Educação agora votará o projeto aprovado pela Comissão de Meio Ambiente. Se ninguém recorrer para levar o projeto ao plenário, ele seguirá para análise na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, César Mendes.

*Com informações do portal do Senado

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui