Cidade de São Paulo amanhece sendo a cidade mais poluída do planeta, veja o ranking

O número foi divulgado por uma agência suíça que mede a qualidade do ar em mais de 100 grandes cidades no mundo em tempo real.

Céu alaranjado visto no bairro do Alto da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (18). — Foto: André Lucas/Estadão Conteúdo -

Nesta segunda-feira, a cidade de São Paulo amanheceu sendo a cidade mais poluída do mundo. A divulgação foi feita pela IQAir, agência suíça que mede a qualidade e poluição do ar em mais de 100 grandes cidades no mundo, em tempo real. De acordo com a informação, a maior cidade da América Latina atingiu o topo da lista apurada por ela, à frente de cidades como Lahore, no Paquistão, de Kinshasa, na República Democrática do Congo e de Jakarta, na Indonésia, por exemplo. 

Como funciona a medição?

Os números reais são obtidos a partir da medição em vários pontos de uma mesma cidade, através de estações e indicadores instalados. Assim, realiza-se um cálculo da média entre os valores obtidos em um mesmo momento por todos os marcadores e obtém-se o número final. Dessa forma, os valores obtidos são julgados por uma base do instituto: o Índice de Qualidade do Ar (IQA). 

Confira abaixo a lista das cidades mais poluídas do mundo no dia de hoje (9): 

  • São Paulo, Brasil
  • Lahore, Paquistão
  • Jakarta, Indonésia
  • Dubai, Emirados Árabes Unidos
  • Kinshasa, República Democrática do Congo
  • Doha, Catar
  • Jerusalém, Israel
  • Pequim, China
  • Lima, Peru
  • Santiago, Chile

A consulta ao ranking foi feita às 12h20 desta segunda-feira (9).

O Índice de Qualidade do Ar tem o intuito de fornecer à população, de forma didática, uma informação importante sobre a saúde do ar que está respirando naquele determinado lugar e momento. Assim, fornece uma medição rápida e prática sobre a qualidade da atmosfera daquela cidade. Dessa forma, ele funciona com os níveis Bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, Não saudável, Muito não saudável e Perigoso. Por razões ambientais e humanas, hoje, a capital paulista amanheceu mais ‘’Perigosa” que o habitual.

Além de fornecer números instantâneos de grandes centros, a  IQAir é uma agência que busca promover capacitações e instruções para indivíduos, empresas, organizações e governos pensarem na atmosfera como uma prioridade para o bem estar da população e do meio ambiente o qual compõem. Assim, visam engajar as iniciativas públicas e privadas a melhorarem a qualidade do ar que respiram, através de informações e colaborações. 

Mapa de qualidade do ar da IQAir. — Foto: IQAir/Reprodução

Incêndios em São Paulo

Assim como todo o país, o estado de São Paulo encontra-se tomado pelo fogo. Os focos de incêndio crescem em demasia e sem controle. Bem como o Espírito Santo, que nesta segunda-feira decretou estado de emergência, o estado paulista encontra-se, oficialmente, com o mesmo status há algumas semanas. No total, até o momento, nove cidades estão com focos ativos de incêndio. 

“Não podemos mais tolerar práticas como queimar lixo, limpar terreno com fogo, jogar bituca de cigarro no mato”, afirmou a Defesa Civil, em nota.

De acordo com a  Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, 15 pessoas já foram presas por provocarem queimadas em vegetação no estado. Além disso, segundo o próprio Governo do Estado de São Paulo, de janeiro a agosto deste ano, os números de focos de incêndios cresceram impressionantes 386%, se comparado a 2023 -que já tinha, inclusive, entrado para a história com uma seca histórica do país. 

Desde que entrou em situação de emergência diante dos órgãos federais -no final de agosto-, aproximadamente 8.049 propriedades rurais foram afetadas pelas queimadas em 317 municípios.

O Índice de Qualidade do Ar varia ao longo do dia, pois atualiza seus números quase que de hora em hora. Até o fechamento desta matéria, a IQAir rankeou a cidade de São Paulo em segundo lugar, atrás de Lahore, Paquistão. Entretanto, a diferença entre as duas cidades estava acirrada onde a metrópole paquistanesa marcava IQA = 169 e São Paulo IQA = 160 -ambas com qualidade “Perigosa” a sua população.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui