César Albenes integra time de conteúdo do Instituto Sustentabilidade Brasil

Além dos 17 ODS globais, ele lembra que cada país tem autonomia para incluir metas que dialoguem com seus próprios desafios

Professor César

O Instituto Sustentabilidade Brasil acaba de anunciar a chegada do professor, pesquisador e palestrante César Albenes de Mendonça Cruz como novo colunista e apresentador de podcasts da instituição. Especialista na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), Albenes vai contribuir com reflexões e análises voltadas à difusão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propondo ações concretas e ampliando a consciência ambiental, social e econômica no país.

O novo colunista destaca que o conceito de desenvolvimento sustentável vai além da preservação do meio ambiente. “Sustentabilidade envolve comportamento, escolhas de consumo e a forma como cobramos responsabilidade das empresas, governos e da própria comunidade. A proposta da agenda da ONU é engajar todos esses setores: governos, sociedade civil organizada, empresas e, como quarta hélice desse movimento, a academia, representada pelas universidades”, afirma.

O professor também aponta que o Brasil ainda não acompanha o ritmo de outros países em relação à implementação das ODS. Temas como rastreabilidade dos produtos, redução no uso de defensivos agrícolas, bem-estar animal e logística reversa — amplamente debatidos e aplicados em mercados como o europeu — ainda avançam de forma tímida no país. “Existem setores onde o produtor é o responsável por recolher os resíduos que gera. É o caso de medicamentos vencidos, pneus, embalagens plásticas, vidros. No Brasil, esse processo ainda precisa evoluir”, destaca.

Outro ponto de atenção em sua atuação será a educação para a sustentabilidade. Segundo o colunista, o engajamento das novas gerações é essencial para transformar hábitos e consolidar uma cultura de preservação ambiental e responsabilidade social. “Um dos vértices do nosso trabalho é a educação. A criança leva a informação para casa, conscientiza os pais. A sustentabilidade precisa virar senso comum, e isso começa nas escolas”, defende.

Além dos 17 ODS globais, ele lembra que cada país tem autonomia para incluir metas que dialoguem com seus próprios desafios. No caso do Brasil, uma proposta adicional tem sido a inclusão de um objetivo voltado às questões étnico-raciais, com foco especial nas populações indígenas e negras.

Com a nova coluna, o Instituto Sustentabilidade Brasil amplia seu compromisso com o debate qualificado e a construção de soluções para um futuro mais equilibrado e justo para todos.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui