Casa Sustentabilidade Brasil será vitrine de práticas verdes na COP30

Com estrutura ecológica e foco em educação ambiental, espaço capixaba em Belém reforça o compromisso do Espírito Santo com a transição sustentável

CSB na COP30

A sustentabilidade não está só no nome da Casa Sustentabilidade Brasil. O espaço oficial do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB) durante a COP30, será um exemplo prático de evento conectado à Agenda 2030. Localizada a 600 metros do centro oficial da conferência, em Belém, a estrutura vai funcionar entre 9 e 22 de novembro de 2025. Lá, se reunirão lideranças nacionais e internacionais em torno de soluções climáticas e práticas regenerativas.

Desde sua concepção, o projeto foi desenhado para minimizar impactos ambientais e promover o desenvolvimento local. A gestão de resíduos seguirá protocolos de separação e destinação correta. Os materiais utilizados na montagem do espaço priorizarão baixo impacto ambiental e eficiência energética.

No setor de alimentação e hospitalidade, a casa contará com fornecedores locais, valorizando produtos e saberes amazônicos e capixabas. A cafeteria, por exemplo, trará uma seleção de cafés especiais do Espírito Santo. Além disso, os drinks e pratos regionais serão preparados com ingredientes capixabas.

Casa Sustentabilidade Brasil

No entanto, a proposta da Casa Sustentabilidade Brasil vai além da infraestrutura. O espaço será palco para ações de educação ambiental e conscientização sobre o uso racional da água, reforçando o papel da sociedade civil e das empresas na mitigação das mudanças climáticas. “Queremos mostrar que sustentabilidade é uma escolha possível e acessível em todos os níveis, da gestão pública ao cotidiano das pessoas”, destaca o presidente do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), Elias Carvalho.

Além disso, durante o evento, será apresentado o Relatório Técnico Integrado – Diálogos e Contribuições da Conferência Sustentabilidade Brasil 2025. O documento reúne propostas e reflexões construídas ao longo do ano com base em encontros regionais e nacionais. A Casa terá dois auditórios, seis salas de reunião, seis lounges empresariais, áreas de convivência e descompressão, além de conectividade e mídia digital. Assim, ela se consolidará como um hub de inovahttps://sustentabilidadebrasil.rds.land/conferencia2025ção e diálogo, reforçando o protagonismo capixaba e brasileiro na construção de um futuro mais verde.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui