A sustentabilidade começa em nossa casa, diz padre capixaba em Belém

Padre Devaír, capixaba radicado em Belém, fala sobre acolhimento amazônico e como o cuidado ambiental começa nas atitudes do dia a dia

Padre Devair

Nascido em Nova Venécia, no Espírito Santo, o padre Devair Nunes Delgado vive na capital paraense há 12 anos e há cinco atua como pároco na cidade. Durante a COP30, ele esteve na Casa Sustentabilidade Brasil e deixou uma mensagem especial: a crise climática não se resolve apenas com protocolos, mas começa nas atitudes cotidianas.

“A consciência precisa começar comigo. Se eu não cuidar da minha casa, da minha rua, do meu bairro, não posso cobrar do outro”, afirmou o sacerdote, que integra a comunidade Mensageiros da Boa Nova, fundada no Espírito Santo, e chegou a Belém em 2013 para abrir uma frente de missão.

Padre Devair deu entrevista ao SustentaCast na Casa Sustentabilidade Brasil. durante a COP30, em Belé, no Pará

Padre Devair: clima e prática diária

No cotidiano da paróquia, o tema ambiental é trabalhado de forma prática. O padre Devaír defende que o discurso sobre sustentabilidade precisa ser acompanhado de exemplo. “Em festas da igreja, eu sou o primeiro a pegar um saco de lixo e começar a recolher. Assim, se eu cobro, preciso fazer. O exemplo arrasta”, diz.

Dessa forma, a orientação aos fiéis inclui ações simples, como separar o lixo, respeitar os horários de coleta e evitar o descarte irregular. “Se eu não zelo, se eu não cuido, então não posso reclamar. A responsabilidade começa comigo”, reforça.

Além disso, o padre avalia que realizar a conferência na Amazônia traz urgência às decisões. “Muita coisa que os cientistas diziam que aconteceria em 2050 já está acontecendo agora. Não dá mais para empurrar soluções para daqui a cinco anos. Eu venho da roça. Então, se eu não cuido da terra onde planto, eu não colho. Com o planeta é a mesma coisa. Portanto, o cuidado começa comigo, passa pelo outro e se espalha”, resume o padre Devaír.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui