
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Agenda 2030, um plano de ação global para enfrentar os principais desafios sociais, ambientais e econômicos do mundo. A iniciativa se baseia em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles funcionam como guias para governos, empresas e sociedade civil na busca por um futuro mais justo e equilibrado.
Os 17 ODS englobam desde a erradicação da pobreza até o combate às mudanças climáticas, passando por metas relacionadas à igualdade de gênero, saúde, educação, trabalho decente, energia limpa, redução das desigualdades, preservação ambiental e fortalecimento das instituições democráticas. Além disso, elas estão interligadas e buscam promover desenvolvimento sem deixar ninguém para trás.
Os 17 ODS da ONU
- Erradicação da pobreza
- Fome zero e agricultura sustentável
- Saúde e bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água potável e saneamento
- Energia limpa e acessível
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Indústria, inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Ação contra a mudança global do clima
- Vida na água
- Vida terrestre
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação
Igualdade Étnico-Racial: a 18° ODS
Embora oficialmente a ONU tenha estabelecido apenas 17 ODS, discussões recentes em fóruns internacionais, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil levantaram a proposta de um 18º objetivo.
O chamado ODS 18 ainda não é um consenso, mas surge como complemento às metas já existentes. Sua origem está ligada a movimentos sociais e institutos de sustentabilidade que defendem a inclusão de temas urgentes e, portanto, cada vez mais centrais para o futuro da humanidade.
As metas e indicadores do ODS 18 são:
- Eliminar a discriminação étnico-racial no trabalho
- Eliminar as formas de violência contra povos indígenas e afrodescendentes
- Garantir acesso ao sistema de Justiça
- Garantir representatividade e reparação
- Promover memória, verdade e justiça
- Assegurar habitação adequada e sustentável
- Assegurar acesso à atenção à saúde de qualidade
- Assegurar educação de qualidade
- Garantir diálogo e participação social
- Eliminar a xenofobia e tratar imigrantes com dignidade
O Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), por exemplo, já incorporou o ODS 18 em seu código de ética, reforçando o papel da cultura, da ética e da integridade como dimensões indispensáveis ao desenvolvimento sustentável. Além disso, se apoia nos ODS 5, 6, 8, 9, 10, 12, 13, 15, 16 e 17.
Embora ainda não faça parte da Agenda 2030 oficial da ONU, a 18ª ODS representa um debate vivo e dinâmico sobre os rumos da sustentabilidade no mundo contemporâneo. Além disso, sua emergência mostra que há uma crescente necessidade de incluir valores humanos, culturais e éticos na construção do futuro.
Você sabia que o Instituto Sustentabilidade Brasil se apoia em 10 desses 17 ODS? Fique de olho em nosso site e nossas redes sociais para saber quais são eles!!!
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui