A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo deu início, na semana passada, ao Projeto Replantar, por meio do qual está previsto o plantio de mais de seis mil árvores em todo o município neste ano.
Para começar, a ação já plantou 50 mudas de ipê rosa, no limite entre os bairros Prata e Andrade de Araújo. A iniciativa é uma parceria com a empresa Furnas, com a qual foi assinado um Termo de Compensação Ambiental em janeiro.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Igor Menezes, ressaltou a evolução de Belford Roxo neste sentido.
— Começamos plantando ipês, mas por todo o município iremos plantar mudas nativas que não afetam o solo — informou o secretário: — Os próximos locais a receberem plantio serão os que os moradores quiserem. Deixaremos à disposição as nossas redes sociais para que a população possa nos indicar locais em que quer que tenha uma árvore. Nós avaliaremos a região e logo estaremos plantando.
Escolha das plantas para o Replantar
O secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro, reforçou que a iniciativa será um passo muito importante para Belford Roxo. A bióloga e coordenadora do Projeto Replantar, Natália Varela, ressaltou a importância da escolha das plantas.
— Escolhemos espécies nativas do nosso bioma, a Mata Atlântica, tendo em vista que muitas das árvores que são plantadas no nosso município não são específicas para o meio urbano — disse a coordenadora: — Todas as espécies são escolhidas pensando em não atrapalhar as estruturas, tanto de pavimentação, quanto de rede elétrica.
Moradora de Areia Branca, Nilda Passos, de 59 anos, fez a doação de uma muda de ipê para colaborar com o projeto de arborizar a cidade.
— Ganhei esse ipê há três anos, mas o quintal da minha casa é pequeno. Eu tinha um sonho de poder plantá-lo em um local onde todos pudessem usufruir da beleza e da sombra dele. Fiquei realizada porque aceitaram a doação do meu ipê, e eu pude plantar a árvore no meu bairro — comemorou Nilda.
‘Se essa rua fosse minha’: mais verde em Queimados
Queimados também tem seu projeto de arborizar toda a cidade, e na última semana, realizou a primeira etapa do programa “Se essa rua fosse minha, eu mandava arborizar”, com o plantio de 50 mudas de árvores, que começou com alunos da Escola Municipal Allan Kardec e do programa “Ambiente jovem nas ruas do Centro da cidade”.
A iniciativa é pioneira no município e tem como objetivo melhorar a qualidade do ar, proporcionando mais áreas com sombra e arejando as vias. As mudas são todas de espécies nativas da Mata Atlântica e são ideais para a zona urbana, uma vez que suas raízes não danificam o solo. O projeto também percorrerá outras regiões da cidade, e a população poderá solicitar o plantio de árvores em sua rua pelo WhatsApp (21) 98031-1167.
O projeto plantará cinco espécies diferentes de árvores: ipê amarelo, ipê branco, ipê rosa, quaresmeiras e pau-ferro. Todas serão identificadas com o nome científico, acompanhado de um texto informando sua importância. A ação tem a supervisão da secretária municipal de Ambiente, Andréia Loureiro.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui