'Resíduo Extinto': O Boticário lança programa economia circular

O edital, desenvolvido em parceria com a Artemisi, irá selecionar uma startup de impacto para receber até R$ 100 mil e desenvolver um projeto-piloto para economia circ; inscrições vão até 18 de abril

economia circular: frascos reutilizados
A economia circular busca reinserir itens que seriam descartados no ciclo mercadológico — Foto: Envato Elements -

Buscando ampliar soluções voltadas à economia circular, O Boticário acaba de lançar o edital ‘Resíduo Extinto’: um programa de inovação aberta que busca startups em operação com foco em logística reversa e reciclagem de resíduos. Desenvolvida em parceria com a Artemisia — organização de apoio a negócios de impacto social e ambiental no Brasil –, a iniciativa irá escolher apenas uma empresa vencedora para treinar e escalar, concedendo um prêmio de até R$ 100 mil para que desenvolva seu projeto-piloto. As inscrições já estão abertas no site oficial do programa e vão até 18 de abril.

“Procuramos empresas com soluções inovadoras, que estejam alinhadas com o propósito do Extinto, que é alertar a população sobre a mudança coletiva de hábitos e a importância do consumo consciente. Nosso objetivo é gerar impacto socioambiental positivo por meio de novas tecnologias, produtos ou serviços sustentáveis e, assim, contribuir efetivamente para a transformação do cenário de gestão de resíduos sólidos, fomentando negócios com atuação perene para fortalecer essa frente”, destacou, em nota, Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário.

Economia Circular: como fazer parte?

Para participar do processo seletivo, a startup precisa estar em operação, querer escalar uma solução e ter modelos financeiramente sustentáveis. O negócio escolhido será anunciado até 13 de junho e a parceria deve começar em julho, com duração de seis meses. Após a seleção, a Artemisia e O Boticário irão desenhar em conjunto um plano de trabalho e traçar um cronograma para orientar o projeto-piloto. Durante toda a jornada, a startup irá receber suporte individual de um time de especialistas em inovação, desenvolvimento de negócios, impacto socioambiental e outros temas relacionados — a fim de impulsionar a estratégia.

“No país, há muitos empreendedores liderando negócios com enorme potencial para contribuir com soluções inovadoras para problemas críticos da nossa sociedade e há uma demanda clara por apoio para fortalecer e impulsionar o crescimento dessas empresas. Acreditamos que a inovação aberta é uma ferramenta poderosa para endereçar o suporte e alavancar mais rapidamente as transformações positivas na ponta”, disse, em nota, Priscila Martins, diretora de Relacionamento Institucional da parceira Artemisia.

O edital faz parte do ‘projeto Extinto’, movimento criado pela marca de beleza e cosméticos para ampliar a conscientização sobre o descarte de resíduos e a preservação ambiental — alertando que, se não mudarmos nossos hábitos de consumo, os cheiros originais de paraísos naturais vão desaparecer. A primeira ação foi o lançamento da primeira linha do Boticário que não será vendida, inspirada em fragrâncias de lugares do mundo antes da poluição. A iniciativa foi liderada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FBG), e o programa quer impulsionar a agenda.

A economia circular diminuirá o uso descartável de plástico.
Foto: Envato Elements

Fonte: Por Sofia Schuck / Época Negócios

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui