Em alerta! Frente fria leva temporais ao Rio Grande do Sul

A nova frente fria ingressa no território gaúcho nesta sexta-feira (6) e deverá se deslocar lentamente nos próximos dias

Foto: Divulgação/Climatempo -

O Rio Grande do Sul volta a enfrentar condições meteorológicas adversas nesta sexta-feira (6), com a chegada da segunda frente fria de dezembro. Segundo a Climatempo, esse sistema trará intensificação das chuvas em várias áreas do estado, impulsionado pela canalização de umidade da faixa norte do Brasil. A expectativa é de um período de instabilidade prolongada, com acumulados expressivos até terça-feira da próxima semana.

A nova frente fria ingressa no território gaúcho nesta sexta-feira (6) e deverá se deslocar lentamente nos próximos dias. A Climatempo explica que esse comportamento favorecerá a convergência de umidade e o aumento significativo da chuva. Para esta sexta-feira (6), o estado entra em alerta para temporais generalizados, com potencial para causar transtornos.

Leia também: RS é contemplado em estudo estratégico do Japão sobre hidrogênio verde

A combinação de chuva intensa e ventos fortes preocupa: as rajadas podem variar entre 51 e 70 km/h ao longo do dia. Além disso, a lentidão no avanço do sistema contribuirá para que as chuvas permaneçam em grande parte do estado por um período prolongado.

Risco de alagamentos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) classificou para essa sexta-feira, as faixa em amarelo no mapa com risco moderado para alagamento. Abrangendo as mesorregiões: Centro Oriental, Sudoeste e Sudeste Rio-grandense , no estado de Rio Grande do Sul, com destaque para a bacia do rio Quaraí e a região metropolitana de Santa Maria/RS

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui