Como uma das principais defensoras do design ecologicamente consciente, Stella McCartney fez da sua coleção verão 2025 uma aula sobre como o luxo pode coexistir harmoniosamente com a responsabilidade ambiental. No desfile, que aconteceu no mês passado, na Avenue de Saxe, durante a Paris Fashion Week, a estilista chamou atenção para os pássaros. Ela justificou que mais de 1,5 bilhão de pássaros são mortos pela indústria da moda todos os anos por causa de suas penas.
“Quando você vê um lindo enfeite de penas ou uma jaqueta com enchimento de penugem, não acho que você necessariamente registre que um pássaro foi morto. E todos nós amamos pássaros, certo? Os pássaros são lindos e é hora de chamar a atenção da indústria para esse assunto”, disse a designer, que trouxe pássaros desenhados nas estampas dos vestidos de cetim.
Ao som de “When Doves Cry”, do Prince, e Helen Mirren narrando um pequeno manifesto no início do show – “Um mundo onde só existem aviões no céu e nenhuma música nas árvores nunca fará o coração voar alto” –, McCartney exibiu, assim, várias maneiras de imitar a pena de um pássaro. Dessa forma, uma delas incluía usar náilon reciclado e tricotá-lo em uma textura que lembra penas.
Ideia de Stella McCartney
Na coleção, que tem 91% de materiais sustentáveis, tops e vestidos feitos para simular a penugem dos pássaros eram, na verdade, criados a partir de garrafas plásticas recicladas. Enquanto os looks que pareciam couro aplicavam, então, algumas de suas alternativas ao material, como o “couro” de cogumelos. Os acessórios também desempenharam um papel fundamental. As joias, feitas de resíduos eletrônicos reciclados, tinham pequenos motivos de pombas.
Dessa forma, vale lembrar que no início deste ano a Copenhagen Fashion Week, líder em moda ética, anunciou a proibição de penas. A regra foi designada a todos os designers que desfilam na sua programação. Tal como a iniciativa de McCartney, esse foi um passo pequeno, porém, vital. E que nos aproxima de um mundo onde a elegância e a gestão ambiental andam de mãos dadas.
Fonte: Vogue
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui