Vidro fotovoltaico transforma luz solar em energia, inovando o setor

O vidro fotovoltaico surge como uma alternativa estética e funcional aos painéis solares tradicionais, convertendo luz solar em eletricidade

Vidro fotovoltaico
Foto: Freepik/divulgação -

O vidro fotovoltaico surge como uma inovação promissora no campo da energia solar, oferecendo uma alternativa estética e funcional aos tradicionais painéis solares. Por meio de células semitransparentes, esse vidro especial, muito parecido com o vidro comum, captura a luz solar e a converte em eletricidade.

A tecnologia do vidro fotovoltaico se baseia no uso de células solares de filme fino ou células solares orgânicas, que diferem das células de silício cristalino dos painéis solares tradicionais. Essas células semitransparentes permitem a passagem de parte da luz solar, enquanto capturam o restante para gerar eletricidade. A energia gerada é então convertida em corrente alternada por um inversor, tornando-a pronta para uso.

“No entanto, apesar dessas vantagens, as células orgânicas e de filme fino possuem eficiência muito inferior à de células fotovoltaicas de silício cristalino, além de custos mais altos na sua fabricação, motivos pelos quais não ganharam espaço significativo no mercado de painéis solares”, informou o Portal Solar, grupo que oferece soluções em energia fotovoltaica.

No entanto, o potencial de aplicação dessa tecnologia é vasto, desde janelas e fachadas de edifícios até veículos e dispositivos móveis. O uso do vidro fotovoltaico se enquadra na chamada Fotovoltaica Integrada à Construção (BIPV), que busca incorporar a geração de energia solar de forma harmoniosa à arquitetura. Essa abordagem já está ganhando espaço em projetos de construção civil e usinas solares, principalmente na Ásia e na Europa.

O futuro do vidro fotovoltaico depende do desenvolvimento de células solares mais eficientes e de menor custo, enfatiza o grupo. As células orgânicas, em particular, apresentam grande potencial devido à sua flexibilidade e transparência. Além disso, a crescente demanda por energia limpa e a busca por soluções sustentáveis devem impulsionar o mercado de vidros fotovoltaicos.

Pesquisadores também exploram novos materiais, como a perovskita, para aprimorar a tecnologia do vidro fotovoltaico. A perovskita apresenta propriedades fotocondutivas que permitem a conversão da luz solar em eletricidade, além de oferecer a possibilidade de vidros inteligentes que mudam de opacidade conforme a incidência de calor. Embora ainda em fase de desenvolvimento, essas inovações prometem revolucionar a forma como utilizamos a energia solar no futuro.

“A questão estética também é considerada pelos pesquisadores, que desejam criar outras cores para o vidro solar para que ele possa ser atrativo a arquitetos e designers. Até o momento, o vidro fotovoltaico de perovskita apresenta tonalidades quentes que vão do amarelo ao marrom”.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui