A energia eólica, produzida a partir da força dos ventos, é uma das principais alternativas verdes para o uso dos combustíveis fósseis e poluentes. Como parte dos esforços recentes para adaptar esse tipo de sistema à transição energética, a empresa chinesa MingYang Smart Energy desenvolveu a maior turbina eólica flutuante de capacidade única do planeta. Denominada Ocean X, essa turbina é capaz de produzir 16,6 megawatts, o suficiente para fornecer energia a 30 mil casas.
A estrutura flutuante, que tem um peso aproximado de 12 mil toneladas, foi concebida para operar em águas com profundidades superiores a 35 metros. Dessa forma, ela é desenvolvida para suportar turbulências marítimas e intensas tempestades. A turbina possui um formato de V e suas hélices têm um diâmetro que varia de 260 a 292 metros – uma área equivalente a nove campos de futebol.
Instalação da turbina
Atualmente, a Ocean X está em rota para o Parque Eólico Offshore Qingzhou IV, localizado no mar próximo à cidade chinesa de Yangjiang. Lá, já estão instaladas outras turbinas da empresa. A Ocean X começará a operar somente ao chegar ao seu destino final nesta quarta-feira (14).
“A viagem da OceanX continua à medida que seguimos o seu progresso”, informou a empresa em uma postagem no LinkedIn na última segunda-feira (12). “Para garantir uma passagem segura, ela ajustou cuidadosamente suas enormes lâminas para minimizar o perfil aéreo da plataforma, uma prova de segurança e precisão.”
Com essa adição, o parque eólico atingirá uma capacidade anual de geração de 80 milhões de quilowatts-hora, o suficiente para suprir 96 mil residências e reduzir as emissões de CO2 em 66 mil toneladas.
O futuro da energia eólica
Nos últimos anos, a colocação de turbina eólica em ambientes marinhos tem crescido consideravelmente. Em 2022, por exemplo, o Global Wind Energy Council (GWEC) divulgou que a capacidade instalada de geração eólica offshore ultrapassava 55 mil megawatts em todo o mundo. Isso ocorre porque os ventos em alto-mar tendem a ser mais fortes, o que resulta em uma produção de energia mais eficiente.
A Ocean X, por exemplo, foi projetada para operar em condições de ventos de moderados a intensos e inclui uma “tecnologia ativa contra tufões”. Assim, a tecnologia suporta rajadas de vento de até 260 km/h e ondas de até 30 metros em condições de furacão de categoria 5. Dessa forma, em dezembro do ano passado, a MingYang Smart Energy foi a primeira empresa a desenvolver uma turbina eólica offshore resistente a tempestades.
Fonte: Revista Galileu
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui