Sustentabilidade Brasil e a conexão para a transformação

Marcado para ocorrer no Pavilhão de Carapina, na Serra, entre os dias 24 e 28 de junho, o evento contará com a participação não só de diversos ministérios, de governos estaduais e municipais, como, também, de institutos, ONGs e grandes indústrias.

Convidados da edição de 2023 sentados no palco do evento
A programação deste ano virá recheada de convidados que acreditam no poder da transformação através das gerações - Foto: Divulgação -

Imagine um evento em que  o mercado de carbono encontra a ecoansiedade, grandes indústrias dialogam com representantes de grupos vulneráveis da sociedade, agricultores que produzem em larga escala trocam ideias com cientistas de sustentabilidade da academia, todos os setores são reunidos para repensar e se alinharem, sem negligenciar o fato das mudanças climáticas e seus profundos e doloridos impactos aos direitos humanos, incluindo o à vida.

Esse é o “Sustentabilidade Brasil”, marcado para ocorrer no Pavilhão de Carapina, na Serra, entre os dias 24 e 28 de junho, com a participação não só de diversos ministérios, de governos estaduais e municipais do Brasil e do exterior, de institutos e ONGs renomados, de grandes indústrias e da academia, mas também de pequenas empresas, de estudantes e de cidadãos preocupados em garantir um futuro saudável para esta e as futuras gerações.

Projetado para ser um caldeirão no qual diferentes setores e gerações podem criar sinergias, o Sustentabilidade Brasil ganhou trilhas de debates segmentadas que guiarão os participantes através de uma jornada especializada, oferecendo um mergulho em questões críticas e emergentes. São elas: “Do Rio a Belém – Conexão ES”, “Negócios e ESG”, “Transição Energética e  Cidades Sustentáveis”, “Pequenas Empresas Sustentáveis” e “Agro e Rocha”. 

Sustentabilidade Capixaba 2023
Sustentabilidade Capixaba 2023 – Foto: Divulgação

O poder da transformação

Além disso, em cada dia haverá um foco temático diferente, a começar  pela agenda política, no dia 24, na abertura oficial. Dia 25, debates sobre a Agenda 2030 e aspectos gerais. Na data seguinte, uma agenda mais técnica sobre mudanças climáticas. Já o dia 27, será dedicado a discussões sobre o impacto das mudanças climáticas nos direitos humanos, com painéis que abordarão, inclusive, os eventos extremos recentemente ocorridos, a exemplo dos desastres em Mimoso do Sul (ES) e em todo o Rio Grande do Sul. O último dia será voltado a eventos de capacitação e visitas técnicas.

Não é apenas uma questão de reunir pessoas para falar sobre problemas; é também sobre reunir pessoas certas para solucioná-los. Aqui, a conexão entre setores e gerações é estratégica para furar bolhas e garantir olhares diversificados sobre os mesmos temas. As ideias de hoje, afinal, precisam enfrentar os desafios de amanhã, ou melhor, os desafios de agora mesmo. E nesse intercâmbio de ideias, um novo tipo de capital é gerado: um capital de possibilidades, no qual a inovação sustentável é discutida e nascida.

“Sustentabilidade Brasil” é um microcosmo do que o futuro pode ser se todos – empresas, governos, ONGs, jovens visionários – trabalharem juntos. Um lembrete de que, enquanto nos esforçamos para tratar os sintomas do desequilíbrio ecológico, também podemos cultivar as sementes de um novo modo de viver e trabalhar juntos para um futuro em que a sustentabilidade é a norma, não a exceção.

O Sustentabilidade Brasil é realizado pelo Consórcio Brasil Verde. A organização da conferência é do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e do Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos em Geral do Espírito Santo (Sindprom-ES), com apoio do Governo do Espírito Santo.

E o credenciamento para o evento é pelo site https://sustentabilidadebrasil.com/evento/

Por Dani Klein, CEO do KICk Group, especialista em comunicação socioambiental e ESG, líder de curadoria do Sustentabilidade Brasil.

Sustentabilidade Capixaba 2023
Foto: Divulgação

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui