São Paulo volta a ter pior qualidade do ar no mundo, segundo a agência IQAir

Segundo dados da plataforma suíça, a atmosfera na metrópole está no nível "não é saudável"

Foto: PixaBay -

Passaram-se apenas 4 dias e a capital paulista voltou ao topo. Infelizmente, esse pódio não é uma boa notícia para os paulistanos. Mais uma vez, a cidade de São Paulo é considerada a mais poluída do planeta. Os dados são da agência suíça IQAir, responsável pela medição de mais de 100 grandes centros metropolitanos em todo o mundo. 

Na segunda-feira o mesmo feito ocorreu: já ao amanhecer os centros de medições espalhados pelo perímetro urbano acusaram números excedentes de poluentes na atmosfera. Os números reais são obtidos a partir da medição em vários pontos de uma mesma cidade, através de estações e indicadores instalados pela agência. Assim, realiza-se um cálculo da média entre os valores obtidos em um mesmo momento por todos os marcadores e obtém-se o número final. Dessa forma, os valores obtidos são julgados por uma base do instituto: o Índice de Qualidade do Ar (IQA). 

Dados da IQAir e as secas

De acordo com a empresa, o nível de medição atingido às 7:20 da manhã era “não saudável” para a população. Além disso, para preocupar ainda mais todos os brasileiros, a cidade foi a única a atingir esse nível no período medido pela IQAir. Diferentemente do que ocorreu no dia 9, quando Lahore, no Paquistão e Jakarta, na Indonésia, também dividiam o indicador vermelho. 

A seca, as queimadas no interior paulista e as altas temperaturas têm contribuído para os piores índices de qualidade do ar dos últimos 40 anos em São Paulo, de acordo com a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb).

De acordo com a defesa civil do estado, os focos de incêndio, ainda, atingem 23 municípios paulistas. 

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui