Amanhã começa o Rock in Rio! O festival carioca consolidou-se em um patamar de referência no mundo dos eventos musicais em todo o planeta. Este ano, o festival completa 40 anos desde sua primeira edição na cidade do Rio de Janeiro, em 1984. Entretanto, a edição de 2024 não será, apenas, mais uma no calendário brasileiro de entretenimentos. Para além do aniversário, nos próximos dois finais de semana, a cidade do Rock protagonizará um evento inovador. A capital carioca será palco de um evento que incluirá o ESG e a sustentabilidade como nunca antes.
Nesta edição, o Rock in Rio (RIR) acontecerá entre os dias 13 e 22 de Setembro e, durante os 6 dias do evento, a meta da organização é reduzir 14 toneladas a quantidade de resíduos produzidos no final do festival. E não para por aí! O objetivo é alto, mas a comissão organizadora tem apostado em um protocolo de execução recheado de iniciativas que viabilizarão esse feito histórico para a marca.
Um dos pontos altos deste ano, será a introdução de copos reutilizáveis. Essa ação já tinha sido testada nas últimas 3 edições. Entretanto, a distribuição dos itens era feita por responsabilidade e custo dos stands de patrocinadores. Portanto, havia um estoque bastante limitado. Em 2024 os copos serão adquiridos e posteriormente, a cada vez que for utilizado, o consumidor terá um desconto no valor da bebida. Dessa forma, incentivando a utilização da novidade.
Organização do Rock in Rio
Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World afirmou para a Agência Brasil, que além de não contribuir com o uso de descartáveis, a iniciativa visa facilitar, também, o acesso à água -que será distribuída gratuitamente através de bebedouros espalhados por todo o complexo.
“Nosso objetivo sempre foi reduzir a quantidade de resíduos gerada aqui dentro. Com o copo reutilizável, você compra a sua primeira bebida com um copo, a partir daí a bebida custa menos e você vai consumir quantas vezes quiser”, afirmou Medina. Além disso, será permitida a entrada de garrafas plásticas transparentes de 500 ml, que também poderão ser reabastecidas nos bebedouros disponíveis.
Metas
Com a adoção de medidas como essa, a projeção é ultrapassar os 81% de resíduos corretamente reciclados alcançada em 2022, e atingir mais de 90% neste ano. Além disso, Roberta afirma que o apoio por parte do poder público demonstra mais que, apenas, consciência ambiental. A CEO afirma que a viabilização de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento verde exibem evolução e maturidade de uma cidade.
Além de ações como a dos copos reutilizáveis, alguns palcos e estruturas da edição foram produzidas a partir de materiais reciclados. Da mesma forma, concessões de participação e ativações de patrocinadores oficiais do evento uniram interatividade e sustentabilidade. Um exemplo disso será a participação da Heineken. A marca de cervejas, em seu 6º ano de participação, acende holofotes para seus compromissos com a sustentabilidade. Entre as principais iniciativas verdes previstas, ativações contarão com energia limpa e certificada com o I-REC da Raízen Power, marca especialista em soluções de energia renovável.
Acessibilidade e Inclusão
A Fundação Getulio Vargas (FGV) calcula que o impacto direto e indireto da realização da edição de 2024 do RIR, na cidade do Rio de Janeiro, é de cerca de R$2,9 bilhões. Ao longo de outras edições, o evento vem contribuindo de forma significativa para a população carioca por meio de projetos como o “Por um Mundo Melhor”, iniciado em 2001. A iniciativa já investiu R$118 milhões em ações socioambientais, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas e apoiando 200 instituições.
Cumprindo de forma ainda mais vasta protocolo de ESG ( Ambiental, Social e Governança, em português), a edição otimiza as medidas inclusivas e de acessibilidade em suas instalações. Assim, o RIR disponibilizará um pré-cadastro para para pessoas com necessidades especiais, além de aumentar as plataformas elevadas e a criação de um espaço sensorial com terapeutas ocupacionais. Além disso, kits sensoriais, mochilas vibratórias, audiodescrição e suporte especializado para cães-guia, também estão confirmados na agenda dos 6 dias de entretenimento. O formulário de pré-cadastro já está disponível no site oficial do evento e mantém-se em constante atualização! Confira aqui!
Transporte
Para conscientização, o festival contará com uma programação de sessões de esclarecimento sobre diversidade e inclusão. Assim, também, oferecerá suporte especializado no combate à violência de gênero e garantirá banheiros adaptados. Ademais, ainda pensando de forma verde, os veículos de divulgação e redes sociais do evento incentivam o uso do transporte público. Além do esquema especial de ida e volta com a concessionária MetrôRio, será oferecido o Serviço BRT Expresso Rock in Rio. Esse serviço utilizará a faixa exclusiva do BRT para viagens diretas ao Terminal Centro Olímpico. Dessa forma, minimizando o impacto ambiental da utilização de veículos individuais em massa para o acontecimento.
“Rio de Janeiro tem a vantagem de ter um sistema de transporte público que pode lidar com o volume de visitantes. Em outros lugares, como Portugal, o transporte público enfrenta desafios significativos relacionados às emissões”, observou Medina.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui