Programa com foco em sustentabilidade tem apoio de banco brasileiro e recebe reconhecimento internacional

O projeto “Caminhos da Energia”, apoiado pelo banco Sicredi, foi premiado pelo maior evento de cooperativismo de crédito do mundo.

Integrantes do projeto apoiado pelo Banco Sicredi
Foto: Divulgação Pics by Alan Peebles -

O cooperativismo de crédito, a inovação, a liderança e a sustentabilidade foram os principais temas debatidos na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC – World Credit Union Conference) promovida pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), que ocorreu entre 21 e 24 de julho, em Boston, nos Estados Unidos. O Sicredi marcou presença com uma delegação de mais de 120 pessoas no evento que reuniu mais de 3 mil lideranças de
cooperativas de crédito de mais de 60 países.


O Programa de mentoria e compartilhamento de conhecimento sobre energia limpa, “Caminhos da Energia”, desenvolvido de forma colaborativa no Comitê Jovem da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, conquistou premiação internacional no WYCUP – World Council Young Credit Union People, reconhecimento que incentiva a formação de jovens lideranças e projetos com potencial global no cooperativismo de crédito.

Sidnei Alves Taborda Junior, de 28 anos, líder e idealizador do projeto, recebeu o prêmio na cerimônia do WYCUP. Ele é associado da Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ e transformou sua experiência de mais de oito anos no setor de energia solar em um projeto inovador ao participar do Comitê Jovem da instituição. Dessa forma, o projeto sensibiliza jovens sobre a importância da energia solar. Assim, proporcionando conhecimento sobre energia renovável aos alunos de instituições educacionais, incentivando seu interesse pelo tema e inspirando-os a serem protagonistas de um futuro sustentável.

Banco Sicredi

A sustentabilidade é um dos principais pilares do modelo de atuação do Sicredi. Por isso a instituição faz parte do Pacto Global e todas as suas iniciativas nesse campo estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A carteira de crédito do Sicredi para financiamento de projetos para uso de energia solar no Brasil totalizou cerca de R$ 5,8 bilhões em 2023.

O cooperativismo de crédito

O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio que cresce muito no Brasil e hoje já reúne mais de R$590 bilhões de ativos. Além disso, já acumula um crescimento de 28,6% no último ano, segundo dados do Banco Central do Brasil. Em outros países do mundo o modelo está ainda mais consolidado. Por exemplo, nos Estados Unidos, país sede do evento, a penetração do modelo em 2022 passava dos 63%, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (World Statistical Report, 2022).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui