Plástico zero: atletas e comissões esportivas assinam manifesto contra poluição plástica

11 organizações esportistas e 102 atletas de alto rendimento, representando 43 modalidades esportivas e 30 países, assinaram a carta abe

Símbolo olímpico
Foto: Pexels -

Em meio ao clima olímpico, não apenas pelos esportes, as Olimpíadas de Paris está na mira do mundo. Considerada a edição dos Jogos mais sustentável de todos os tempos, a organização do evento garante que Paris 2024 será o maior evento esportivo a servir bebidas em embalagens reutilizáveis no lugar de milhões de copos plásticos que seriam utilizados. Dessa forma, aproveitando a vitrine de um evento de dimensão e visibilidade planetárias, a Sailors for the Sea Powered by Ocean e a EcoAthletes organizaram uma iniciativa que vai a favor da essência de sustentabilidade da competição esportiva. As organizações esportivas desenvolveram um documento endereçado a diretores e autoridades de gigantes do mercado de bebidas mundial os pressionando por uma postura mais responsável em sua produção de larga escala, tendo como exemplo exequível as Olimpíadas deste ano.

Diante disso, 11 organizações esportistas e 102 atletas de alto rendimento, representando 43 modalidades esportivas e 30 países, assinaram uma a carta aberta enviada a James Quincey, CEO da Cola-Cola; Damian Gammell, CEO da Coca-Cola Europacific Partners, e Ramon Laguarta, CEO da PepsiCo. O documento foi assinado por nomes como a recordista mundial de mergulho livre Alessia Zecchini, o nadador estadunidense duas vezes medalhista de ouro olímpico Zach Apple e o skatista britânico Andy Macdonald, por exemplo, demonstrando a preocupação do meio esportivo com as questões ambientais que afetam diretamente todas as esferas sociais. 

A ideia da iniciativa é propor às grandes indústrias que utilizem do evento como uma oportunidade pivotal para promover um replanejamento das atuais embalagens de uso único e descartáveis, que hora ou outra irão parar em locais não apropriados e não serão reciclados.

Ilustração
Foto: PixaBay

A carta

“Temos uma conexão profunda com a natureza. Nós a reconhecemos não apenas como o pano de fundo para nossas atividades, mas também pelo papel que ela desempenha em nosso desempenho e bem-estar. A poluição crescente por plástico representa uma ameaça significativa à natureza, comprometendo a saúde do nosso meio ambiente e, por extensão, nossa própria saúde e desempenho”, diz o texto.

O documento afirma, ainda, que vivemos em um mundo que está enfrentando mudanças sem precedentes, catastróficas e irreversíveis devido às crises da produção do plástico e da instabilidade do clima

“O plástico é feito com combustíveis fósseis e está em todos os lugares: no ar e no solo, em nossas praias, na superfície do oceano e em suas profundezas”, indagam.

O documento menciona, ainda, uma pesquisa feita pela organização Oceana na qual aponta que a única saída para que não geramos mais de 1 trilhão de garrafas e copos plásticos de uso único seria um aumento de 10% em embalagens reutilizáveis para bebidas em um período de 6 anos. Além disso, evitaria, ainda, que aproximadamente 153 bilhões desses recipientes cheguem aos rios e oceanos do planeta. 

Um futuro com menos plástico

Com isso, de forma bastante direta, a carta apela para as empresas – Coca-Cola e Pepsi Co- um comprometimento com opções mais sustentáveis e responsáveis para seu público consumidor. Dessa forma, aumentando a oferta e disponibilidade de embalagens reutilizáveis até 2030 -uma vez que foram consideradas uma das empresas mais poluidoras de plástico do mundo, segundo dados do movimento #BreakFreeFromPlastic. 

Da mesma maneira, os idealizadores do manifesto pretendem utilizar o feito para pressionar autoridades globais a importarem-se mais com a pauta latente da produção exacerbada do plástico e a inclusão de metas jurídicas e leis para aumentar as embalagens reutilizáveis nas legislações nacionais e no tratado das Nações Unidas sobre plásticos.

Plástico e ave
Foto: PixaBay

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui