Pedro Menezes aponta o potencial do ecoturismo capixaba

Em palestra no Sustentabilidade Brasil, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente falou sobre o potencial turístico das trilhas ecológicas capixabas

Pedro Menezes palestrando no Sustentabilidade Brasil
Foto: Divulgação -

Diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Menezes exaltou o potencial capixaba o para a criação de trilhas ecológicas durante a palestra “Rede Trilhas e conectividade, uma política de turismo sustentável”, dentro da programação do Sustentabilidade Brasil, realizado nesta semana, na Serra, no Espírito Santo.

“O ES tem potencial para ter uma das trilhas mais lindas do mundo, com o trajeto – percorrido a pé ou em veículo não motorizado – incluindo a costa e as montanhas capixabas”, afirmou o diretor, apontando que a medida é subutilizada no Estado.

Pedro destacou que a falta de atenção ao potencial ecoturístico das trilhas de longo curso no Brasil não é exclusividade do Espírito Santo. O Brasil, apesar de ter território maior do que Portugal, segundo o diretor, tem um sistema de trilhas muito menor, com apenas 300 km, em contraste aos 5 mil km de trilha do país europeu.

Potencial Capixaba

As trilhas de longo curso são aquelas que exigem mais de um dia de caminhada. Além de estimular o turismo, essas rotas contribuem para a manutenção da vida selvagem e na melhoria de indicadores ecológicos onde são instaladas. As rotas também são fomentadoras de serviços de apoio ao turista, favorecendo a geração de emprego, renda e o desenvolvimento sustentável de áreas rurais, minimizando o esvaziamento dessas regiões.

Ao redor do país, existem atualmente cerca de 40 trilhas cadastradas pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

Sustentabilidade Brasil

O Sustentabilidade Brasil é o primeiro encontro nacional sobre sustentabilidade e ESG após as chuvas que provocaram estragos no ES, em março deste ano, e dos eventos recentes no Rio Grande do Sul. A conferência teve programação aberta ao público geral de segunda (24) a quinta-feira (27), com palestras técnicas e demais atividades sobre mudanças climáticas, economia verde e transição energética, além de outros temas.

Fonte: Por Otávio Gomes / ES Brasil

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui