Paris enfrentará onda de calor extremo

Calor extremo histórico atinge Europa neste verão.

Onda de calor em Paris
Foto: PixaBay -

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começaram com chuva, mas as coisas vão mudar por conta de uma onda de calor extremo histórico que atinge a Europa. A cerimônia de abertura, realizada em 26 de julho, foi marcada por condições meteorológicas adversas, enquanto partidas de tênis e a competição masculina de skate foram adiadas devido ao mau tempo no dia seguinte. No entanto, as condições mudaram significativamente em 28 de julho, e agora os meteorologistas estão prevendo uma onda de calor para esta semana.

Na terça-feira, 30 de julho, espera-se que os termômetros na capital francesa alcancem os 35°C, o que é cerca de 8°C acima da média para esta época do ano, o que pode tornar algumas competições mais desafiadoras para os atletas. No sul da França, as temperaturas devem chegar aos 30°C, quase 10°C acima da média em algumas áreas.

Consequências das ondas de calor

Outras partes da Europa estão prestes a enfrentar condições climáticas extremas nos próximos dias. Na Espanha, por exemplo, espera-se que as temperaturas superem os 40°C. Enquanto isso, países como Lituânia, Letônia, Estônia e Bielorrússia estão alertando para ventos fortes e chuvas torrenciais.

Segundo o The Guardian, as tempestades estão sendo desencadeadas por uma área de baixa pressão que se deslocou para o nordeste da Polônia no domingo e se intensificou rapidamente na região. Prevê-se que mais de 150 mm de chuva caiam em 24 horas, com rajadas de vento potencialmente atingindo até 17 km/h em áreas costeiras.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui