Na COP 29, Ministério da Gestão defende papel forte do Estado nas mudanças climáticas

Participação do Ministério da Gestão vai ressaltar a importância do fortalecimento do Estado como indutor da transição climática e ecológica e da gestão pública no enfrentamento das mudanças climáticas

Foto: Cadu Gomes/VPR -

Representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) estão integrando a delegação brasileira na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que ocorre em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro. A atuação do MGI tem como objetivo destacar a importância do fortalecimento do papel do Estado na transição climática e ecológica, além de discutir o papel da gestão pública no enfrentamento das mudanças climáticas.

O fortalecimento das capacidades estatais visa aprimorar a eficiência e a transparência nos serviços públicos, facilitando a implementação de políticas ambientais mais eficazes e integradas. A adoção de soluções tecnológicas e inovadoras no setor público também é fundamental para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

A transformação da gestão pública em direção a práticas mais sustentáveis contribui para a redução de emissões, ao melhorar o gerenciamento de recursos naturais e construir infraestruturas adaptadas aos impactos das mudanças climáticas. A missão do MGI na COP29 está alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável, promovendo uma administração pública mais eficiente, inovadora e comprometida com as necessidades ambientais globais.

Participações do Ministério da Gestão

A delegação do Ministério será chefiada pelo Secretário-Executivo Adjunto, Adauto Modesto. Além disso, contará com a participação de Henrique Dolabella, representante da Secretaria Extraordinária de Transformação do Estado, e Julia Miras, gerente de projetos da Secretaria Executiva.

Na terça-feira (12/11), o Secretário-Executivo Adjunto participará de dois painéis importantes: “Transformando potencialidades em realidade: a importância do legislativo para impulsionar a descarbonização e o adensamento tecnológico no setor produtivo da América Latina e Caribe”, no Pavilhão Brasil, e “Soluções Baseadas na Natureza e o papel da Tecnologia”, no Pavilhão Regional Climate Foundations. Além disso, haverá um encontro bilateral com o Ministro de Serviços Públicos e Inovação Social do Azerbaijão, Ulvi Mehdiyev.

Foto: Cadu Gomes/VPR

Assim, no dia 14/11, a delegação do MGI participará do Fórum Ministerial “Green Good Governance”. A reunião que unirá líderes mundiais para discutir modelos inovadores de serviços públicos no combate aos desafios climáticos. No mesmo dia, o MGI também estará presente no painel “AI for Climate”. Esse será promovido pelo Google, para discutir, assim, o uso estratégico da Inteligência Artificial na aceleração de ações climáticas globais.

Esferas temáticas

Confira, então, os cinco eixos temáticos que orientam a atuação do Ministério da Gestão frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas:

  • Transformação digital como propulsora da transição climática
  • Produção e gestão de dados sobre a conservação e uso sustentável das terras
  • Uso do poder do Estado por meio de c ompras p úblicas s ustentáveis
  • Resiliência e resposta a eventos climáticos
  • Capacitação de pessoas

*Com informações de Agência Gov

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui