
Na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA), o Espírito Santo levará mais do que debates e soluções para o enfrentamento da crise climática. O Estado também vai apresentar ao mundo um dos seus maiores símbolos culturais: a moqueca capixaba.
A informação foi destaque nesta sexta-feira (17), na coluna de Leonel Ximenes, de A Gazeta. O colunista antecipou o cardápio da Casa Sustentabilidade Brasil, espaço criado pelo Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB) a poucos metros da entrada da conferência. O bistrô da casa será comandado pelo chef capixaba Rafael Coelho, escolhido como o embaixador culinário do Espírito Santo na COP30.
Moqueca capixaba na COP30
Além de conquistar o paladar dos visitantes, o prato símbolo da identidade capixaba vai representar um modo de vida baseado em equilíbrio, ingredientes frescos e valorização da natureza. É a essência do Espírito Santo na Conferência do Clima da ONU.
A Casa Sustentabilidade Brasil será um ponto de encontro da delegação capixaba e parceiros de todo país, incluindo o Consórcio Brasil Verde, presidido pelo governador Renato Casagrande.
O Relatório Técnico Integrado – Diálogos e Contribuições da Conferência Sustentabilidade Brasil 2025 também será lançado no espaço. O documento sintetiza as propostas e recomendações construídas a partir de mais de 100 horas de debates durante a Conferência Sustentabilidade Brasil, em junho deste ano, no Espírito Santo.
Assim, o Relatório Sustentabilidade Brasil consolida-se como uma base técnica e social para a construção de políticas climáticas mais humanas, integradas e transformadoras. Além disso, está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à preparação do Brasil para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui