Humanidade esgota recursos naturais de 2025 antes do fim de julho

24 de julho marca o Dia da Sobrecarga da Terra em 2025, evidenciando a crise ambiental global e a falta de consumo consciente

Planeta Terra por imagem de satélite
Foto: Envato Elements -

O dia 24 de julho de 2025 marcou o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), data que simboliza o momento em que a demanda humana por recursos naturais ultrapassa a capacidade do planeta de regenerá-los ao longo do ano. Isso significa que, a partir dessa data, o mundo entrou em déficit ecológico, consumindo florestas, água, solo fértil e biodiversidade em ritmo mais rápido do que a natureza consegue se recompor.

Além disso, essa conta inclui a emissão de gases de efeito estufa, que superam a capacidade dos ecossistemas de absorção. Segundo Mathis Wackernagel, cofundador da Global Footprint Network — organização que criou o conceito de Pegada Ecológica —, esse uso exagerado dos recursos naturais gera diversos “males ambientais”.

“Mesmo se mantivermos [o consumo] no mesmo nível, nós aumentamos a dívida ecológica que o mundo sustenta”, explicou Wackernagel em entrevista à DW, ressaltando que essa dívida pode ser medida de forma concreta.

O cenário evidencia a urgência de repensar o modelo atual de consumo e produção para preservar os recursos essenciais à vida no planeta, protegendo ecossistemas e garantindo o bem-estar das futuras gerações.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui