
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu na terça-feira (16) o relatório da Conferência Sustentabilidade Brasil. O evento foi realizado em julho, na Praça do Papa, em Vitória. O material, que será divulgado ao público no próximo dia 13 de outubro, reúne os principais diálogos e contribuições do encontro, que contou com mais de 300 participantes diretos.
Durante três dias, especialistas, representantes de comunidades tradicionais, academia, setor privado, sociedade civil e governos se reuniram em 40 painéis, distribuídos em 13 trilhas temáticas, além de grupos de trabalho e jornada científica. O relatório aponta que a sociedade brasileira já dispõe de soluções práticas e diversificadas para enfrentar os desafios da emergência climática e socioambiental.
“Escutamos mais de 300 especialistas e tivemos a participação de mais de três mil pessoas para chegar a este relatório robusto que entregamos ao governador. Esse material será entregue na COP30 como as discussões e soluções que começaram no Espírito Santo”, destacou Elias Carvalho, presidente do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), organizador do evento.







As recomendações apresentadas no relatório devem servir como subsídios para o poder público, empresas e negociadores da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). Além disso, o documento propõe a continuidade do processo em 2026, com uma nova edição da conferência para aprofundar e atualizar as propostas. Para Dani Klein, diretora do ISB, especialista em ESG e líder da curadoria da conferência, o material tem dimensão estratégica.
“É um documento importante, que mostra a voz e as expectativas do Espírito Santo para além das suas fronteiras, e que será fundamental para ajudar os governadores do Consórcio Brasil Verde a entenderem as demandas e o que o povo acredita que é importante para a transformação e a sustentabilidade no nosso país”, afirmou, salientando que o conteúdo não substitui políticas públicas oficiais, mas busca oferecer bases técnicas e sociais para orientar decisões.
“É uma alegria receber o relatório da Conferência Sustentabilidade Brasil. Os diversos trabalhos estão organizados neste documento, que demonstra e orienta o trabalho do governo do Estado. Ele vai servir de base para nosso trabalho na COP30, em Belém. Parabéns a todos”, concluiu o governador Renato Casagrande.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui