Fernando de Noronha sedia o Fórum de Sustentabilidade e Turismo, que acontece de quinta (26) a domingo (29). O evento tem inscrições gratuitas e vai reunir especialistas de diversos setores, como poder público, iniciativa privada e organizações não governamentais, além de representantes da comunidade local.
O fórum é limitado ao total de 100 participantes. Além disso, as inscrições são feitas na internet. As palestras vão acontecer, então, no Forte Nossa Senhora dos Remédios, e a programação também conta com atividades em diversos pontos da ilha.
O evento é organizado pela Aguama Ambiental. Segundo os organizadores, o objetivo é encontrar soluções que alinhem o desenvolvimento econômico e social à preservação ambiental, para que sejam criadas estratégias colaborativas para o futuro sustentável de Fernando de Noronha.
“Nós fizemos uma pesquisa em Noronha com associações e moradores para saber a maior necessidade. Essa pesquisa indicou que a ilha precisa de fomento ao turismo e cuidado com as pessoas”, declarou o organizador do evento, Caio Queiroz.
Assim, a programação contará com debates e troca de experiências, com foco em três temas centrais:
- Turismo ético;
- Turismo sustentável;
- Resíduos e economia circular.
Quem estará em Fernando de Noronha
Entre os destaques da programação, está a palestra do monge Dasho Karma Ura, presidente do Centro de Estudos do país Butão. Ele é o criador do Índice de Felicidade Bruta (FIB) e participa da abertura do evento, na quinta-feira (2), a partir das 9h.
O indicador mede o desenvolvimento de um país e leva em conta não apenas fatores econômicos, mas também qualidade de vida, conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e preservação cultural.
Além dos painéis, o fórum conta, então, com atividades culturais e recreativas, como feira gastronômica, aula de ioga e exibição de documentários, com filmes como “Mulheres na conservação”. Confira a programação do Fórum de Sustentabilidade e Turismo no site do evento.
Fonte: Ana Clara Marinho / G1 PE
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui