Espírito Santo avança na transição energética, avalia Casagrande

Casagrande detalha ações do Estado em evento na Casa Sustentabilidade Brasil, durante a COP30, em Belém

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou nesta quarta-feira (12), na Casa Sustentabilidade Brasil, durante a COP30, em Belém (PA), as principais ações do Estado para acelerar a transição energética. O evento “O Papel do Gás Natural e do Biometano na Transição Energética” reuniu representantes do governo estadual, especialistas, instituições de ensino e empresas do setor.

Casagrande destacou que o Espírito Santo vem estruturando uma política robusta para reduzir emissões e ampliar fontes limpas na matriz energética. Desse modo, um dos pilares desse processo é o Fundo Soberano do Estado, criado com receitas do petróleo e hoje com saldo de R$ 2,25 bilhões. Segundo o governador, o fundo financia inovação, ciência, tecnologia e projetos de transição energética.

Um dos resultados já concretos desse mecanismo é o financiamento à Marca Ambiental, que implantou a primeira planta de biometano do Espírito Santo. Casagrande também anunciou que o Estado já começou a renovação da frota de transporte coletivo, iniciando a substituição progressiva do diesel por gás natural, biometano e ônibus elétricos. Ele lembrou que, embora o gás natural tenha impacto limitado no carbono, sua adoção reduz significativamente poluentes atmosféricos, melhorando a qualidade do ar.

“É uma política ambiental que tem começo, meio e não tem fim. Daqui para frente, é sempre avançar”, afirmou.

Para Casagrande, o Espírito Santo busca liderar pela qualidade. “Não vamos ser os maiores, mas podemos ser os melhores. Qualidade de vida exige sustentabilidade, proteção dos recursos naturais, emprego, saúde e segurança”, disse.

O governador encerrou reafirmando que a transição energética é também uma oportunidade econômica. “O biometano abre um novo mercado. Hoje conseguimos monetizar esse resíduo. A regulação do mercado de carbono nos coloca ainda mais à frente”, completou.

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui