O Instituto Global ESG é uma organização dedicada à promoção da responsabilidade socioambiental no Brasil, com foco na frente de disseminação e implementação dos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança). Através de um ecossistema inovador que valoriza a informação, pesquisa e inovação, a missão do instituto é impulsionar uma economia sustentável, transformando a sociedade e o mercado.
O instituto lidera o Movimento Interinstitucional “ESG na Prática”, com a proposta de promover boas práticas de ESG de forma efetiva. Assim, visa beneficiar as pessoas e o planeta como um todo. Esse movimento busca sensibilizar e conectar a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada para que adotem práticas sustentáveis. Em 2024, o ESG celebra 20 anos, o que reforça a importância da iniciativa.
Com o objetivo de fortalecer a implementação dessas práticas, o Instituto Global ESG preparou uma infraestrutura ampla para apoiar diversos tipos de agendas, como reuniões institucionais e atividades de grupos parlamentares em diferentes níveis. O auditório da organização foi batizado com o nome de Kofi Annan, em homenagem ao ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz. Ele foi um dos grandes idealizadores do conceito ESG.
O Instituto também lançou o portal Global ESG, focado em notícias sobre sustentabilidade e boas práticas. Além disso, inaugura de programas como o Podcast ESG na Prática, gravado em São Paulo e Brasília. A missão do movimento é facilitar a colaboração entre setores público e privado. Assim, combatendo o greenwashing e criando mecanismos para garantir a implementação autêntica de práticas ESG.
Legado de Kofi Annan
Kofi Annan, ex-Secretário-Geral da ONU, teve um papel fundamental na conscientização global sobre sustentabilidade e governança. Em 2000, ele lançou o Pacto Global da ONU, incentivando as empresas a aderirem a princípios universais em áreas como direitos humanos e meio ambiente. Esse pacto se tornou a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa mundial, com milhares de organizações participantes.
Em 2004, Annan cunhou o acrônimo ESG e chamou a atenção das principais instituições financeiras do mundo para a importância de adotar práticas sustentáveis. Ele também foi um defensor incansável do desenvolvimento sustentável, incentivando empresas a incorporarem práticas de ESG como um imperativo ético e estratégico.
Além disso, Annan fundou a Kofi Annan Foundation, com o objetivo de promover a paz, boa governança e desenvolvimento sustentável. Seu legado continua a influenciar práticas de sustentabilidade e governança ao redor do mundo, mesmo após seu falecimento em 2018. Em reconhecimento a sua contribuição, o Instituto Global ESG, com a autorização da família de Annan, nomeou o auditório de seu escritório em homenagem ao ex-líder.
Conclusão
A criação da Frente Parlamentar ESG na Prática, é uma iniciativa essencial para promover a sustentabilidade e boas práticas de governança no Brasil. A frente, com o apoio de parlamentares e do Instituto Global ESG, tem como objetivo elaborar políticas públicas que incentivem a adoção de práticas ESG, combatam o greenwashing e padronizem os indicadores de desempenho. O movimento busca promover o desenvolvimento sustentável, atrair investimentos e melhorar a governança, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.
Assim, o impacto esperado é o fortalecimento de políticas públicas que favoreçam práticas responsáveis e sustentáveis, contribuindo para um futuro mais justo e próspero. O documento que formaliza essa iniciativa conta com a assinatura de importantes representantes, como o Deputado Federal Flávio Nogueira e o Vice-Presidente do Instituto, Sóstenes Marchezine, entre outros.
Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui