Dia da Árvore: Sistema Fecomércio MG promove preservação ambiental nas unidades do Sesc em Venda Nova e Ouro Preto

Em Ouro Preto, por exemplo, a unidade do Sesc ocupa uma área de 208,625 hectares e desempenha um papel fundamental como corredor ecológico.

Foto: PixaBay -

Em um contexto global fortemente impactado pelas mudanças climáticas, o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, ganha um significado ainda mais relevante. Essa data é uma oportunidade para reafirmar o compromisso do Sistema Fecomércio MG com a proteção das árvores, que são essenciais para o equilíbrio do meio ambiente.

Sesc Venda Nova

O Sesc Venda Nova, localizado em Belo Horizonte, ocupa uma área de 587.000 m² e é um exemplo de preservação ambiental. A vegetação local está em uma zona de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, abrigando uma rica biodiversidade. Com 155.900 m² de remanescentes florestais, a unidade protege espécies de árvores que fazem parte de um ecossistema vital para a região. Entre elas, destacam-se o jacarandá-da-Bahia, o pau-brasil e o pau-jacaré, árvores nativas que contribuem para a conservação da flora local.

Parte significativa do território da unidade, cerca de 65.727,3 m², está classificada como Área de Preservação Permanente (APP), uma medida que garante a proteção de recursos naturais essenciais, como córregos e nascentes. Essa proteção não se restringe apenas à conservação passiva. Em julho de 2021, foi inaugurada uma trilha de ciclismo e caminhada de 4 km, que percorre parte dessa APP. O projeto foi aprovado pelos órgãos ambientais competentes e faz parte de um plano de gestão que alia educação ambiental, manutenção do espaço e segurança.

Além disso, outro destaque são as ações voltadas à preservação de espécies ameaçadas de extinção. Entre as árvores que se encontram nas listas oficiais de proteção, estão o jacarandá-do-campo, o ipê-preto e a cutieira.

Espécie encontrada no Sesc Venda Nova – Foto: Divulgação SESC

Sesc Ouro Preto

Em Ouro Preto, a unidade do Sesc ocupa uma área de 208,625 hectares e desempenha um papel fundamental como corredor ecológico. Fazendo divisa com a Estação Ecológica do Tripuí e com a Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas, essa localização estratégica permite a conexão entre diferentes áreas de conservação. Dessa forma, favorecendo a preservação de espécies nativas e ecossistemas sensíveis.

A unidade possui 38,9306 hectares de áreas de preservação hídrica e topo de morro, além de 52,5768 hectares de reserva legal. Além disso, parte do terreno, cerca de 57,956 hectares, está inserida na Unidade de Conservação Estadual da Estação Ecológica do Tripuí, uma área de proteção integral que reforça a importância da preservação local.

Assim como o Sesc Venda Nova, o Sesc Ouro Preto está em uma área de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado. Dessa forma, a unidade abriga uma diversidade de fitofisionomias, como brejos e campos rupestres, que contribuem para a rica biodiversidade local. Espécies como o ipê, a embaúba, a copaíba e a aroeira fazem parte desse ecossistema variado, essencial para a preservação da flora regional.

A unidade de Ouro Preto também inaugurou, em 2021, uma trilha de ciclismo e caminhada de 5 km. A trilha foi desenvolvida respeitando as diretrizes ambientais e buscando integrar o lazer à preservação do meio ambiente, promovendo o contato consciente com a natureza.

Compromisso contínuo com a preservação

Preservar florestas e áreas verdes como as do Sesc Minas é essencial para o bem-estar das populações e a sustentabilidade do planeta. Por isso, tanto em Venda Nova quanto em Ouro Preto, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, adota medidas rigorosas para garantir que suas atividades de manejo, como podas e supressão de árvores, sejam realizadas com as devidas autorizações dos órgãos ambientais. Quando necessário, então, são adotadas medidas compensatórias para minimizar os impactos e assegurar a preservação da biodiversidade local.

Além das áreas preservadas e das trilhas ecológicas, o Sesc investe, assim, em programas de educação ambiental que buscam conscientizar a população sobre a importância da preservação das árvores e dos recursos naturais. Essas ações fazem parte, então, de uma estratégia mais ampla de conservação, que está alinhada aos desafios globais, como o combate ao desmatamento e à degradação dos ecossistemas.

Fonte: Sesc MG

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui