Calculadora Verde será lançada para ajudar na preservação ambiental

Ferramenta do IPEDF servirá para planejamento de ações governamentais com medição das emissões de gases do efeito estufa

A Calculadora Verde permitirá ao Executivo inventariar os níveis de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em ações governamentais | Foto: Divulgação/IPEDF -

Os projetos de desenvolvimento urbano, aqueles voltados à melhoria das condições climáticas e ainda os de preservação do bioma do Governo do Distrito Federal ganharão um forte aliado nesta semana. O Instituto de Pesquisa e Estatísticas do Distrito Federal (IPEDF), em parceria com as secretarias de Economia e de Meio Ambiente, lançam na próxima quarta-feira (11), a Calculadora Verde. O evento acontece no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem(DER-DF), às 9h, dentro da programação da Semana do Cerrado.

Calculadora Verde

A Calculadora Verde permitirá ao Executivo inventariar os níveis de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em ações governamentais. “Nossa ideia é integrar e articular as políticas públicas para que as ações propostas pelos diversos órgãos possam honrar o compromisso do GDF no enfrentamento às mudanças climáticas em todo o DF”, acrescenta o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino.

O diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais (Depat) do instituto, Werner Vieira, explica que a ferramenta desenvolve um método de estimativa de emissões de GEE. Dessa forma, impactam nos setores de mobilidade, transporte, mudança de uso do solo, consumo energético e produção de resíduos. “Acreditamos que o uso da Calculadora Verde vai proporcionar um salto gigantesco no rumo da redução da poluição atmosférica. É mais uma ferramenta de prevenção e cuidado com a qualidade de vida na nossa cidade”, avalia.

Para o secretário-executivo de Planejamento da Secretaria de Economia, Otávio Veríssimo, o uso da ferramenta, a médio e longo prazo, vai auxiliar o Distrito Federal a ingressar no mercado de créditos de carbono. “Não se trata apenas de uma questão ambiental. O Distrito Federal quer estar na vanguada da economia verde. A Calculadora Verde é o primeiro passo de um programa que tem três objetivos bem definidos: contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa; preservar o Cerrado; e explorar o potencial de novas receitas para os cofres do GDF”.

Histórico

Os estudos para elaboração da Calculadora Verde foram iniciados em 2023 pela equipe do IPEDF e por bolsistas graduados, mestres e doutores. Em maio de 2024, as atividades foram concluídas com entrega de quatro principais produtos. Esses foram: Síntese de evidências, Padrão de emissões das diferentes áreas do DF, Ferramenta de Cálculo: Calculadora Verde e suas Notas Metodológicas.

O diretor do Depat, Werner Vieira destaca que a ferramenta tem como referência metodologias aprovadas e utilizadas pela Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (IPCC). “Mas com simplificações voltadas à maior facilidade de uso e de entrada de informações. Também foram utilizados dados da Pdad [Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios]”, acrescenta.

Acesse a calculadora verde e os produtos da pesquisa no site do IPEDF Codeplan.

*Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatísticas do Distrito Federal (IPEDF), Secretaria de Economia e Secretaria de Meio Ambiente

Fonte: Agência Brasília

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui