Agrofloresta quer promover produção de alimentos com menos risco ambiental em Porto Alegre

Bases para nova agrofloresta foram implementadas em uma área localizada no bairro Belém Velho, no extremo sul de Porto Alegre.

Nova agrofloresta foi implementada em uma área localizada no bairro Belém Velho. (Foto: Luiza Castro/Divulgação) -

Após a tragédia climática que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, em maio deste ano, algumas iniciativas vêm ganhando maior espaço como alternativas de modo de produção e modo de vida sustentáveis que levem a sério as implicações da crise climática. Uma delas é a das agroflorestas, um sistema de produção que associa o plantio de árvores, arbustos, palmeiras e culturas agrícolas com a criação de animais. É uma forma de uso do solo que procura seguir a lógica de funcionamento da natureza, buscando ao mesmo tempo aumentar a produtividade e reduzir riscos ao meio ambiente. 

Em agosto deste ano, foi entregue à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a “Carta das Agroflorestas e Soluções Baseadas na Natureza”. Assim, o documento, que reuniu mais de 5,1 mil assinaturas, apresenta propostas para a reconstrução do Rio Grande do Sul seguindo um enfoque ecológico.

No dia 8 de setembro, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, deputado estadual Leonel Radde (PT-RS), em uma ação conjunta com entidades ambientais, lançou as bases para a implantação de uma agrofloresta em uma propriedade rural localizada no bairro Belém Velho, no extremo sul de Porto Alegre. Participaram, então, da ação o Centro Zen Budista Taiheiji e a Florestaria Tarumim. Além deles, o Sítio Terra Viva e um grupo de militantes que atuam na área da agroecologia no Rio Grande do Sul, também estiveram presentes.

Foto: Luiza Castro/Divulgação

Mais uma Agrofloresta

Na ocasião, com a presença de cerca de 30 voluntários, foi realizada a limpeza do terreno e o início do preparo do solo. Então, realizou-se plantio de árvores frutíferas, entre outras práticas. Além disso, foi ministrada uma oficina sobre Sistemas Agroflorestais e Implementação de Agroflorestas.

Para Leonel Radde, a implementação de mais uma agrofloresta na cidade de Porto Alegre é um passo simbólico. Além disso, contribui muito para a construção de um novo padrão de preservação ambiental no município.

“Hoje, nós estamos dando início a mais uma agrofloresta aqui em Porto Alegre, através também da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, da qual sou presidente, mas principalmente como cidadãos, agindo coletivamente para começar este novo projeto, para debater a situação da preservação ambiental e formas de alimentação que sejam realmente sustentáveis na nossa cidade”.

Fonte: Sul 21

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui