Aeroporto de Vitória investiu R$ 17 milhões para reduzir poluição de aviões

Aeronaves vão usar energia renovável em solo e estima-se reduzir a emissão de cerca de 1.200 toneladas de CO2 anuais no terminal aeroportuário

Entrada do Aeroporto de Vitória, localizado na capital do Estado.
Entrada do Aeroporto de Vitória, localizado na capital do Estado. Foto: Divulgação/Zurich Airport -

Para reduzir a poluição de aviões provocada pela operação das aeronaves e tornar o setor mais sustentável, o Aeroporto de Vitória fez um investimento de R$ 17 milhões em equipamentos e sistemas para o programa e também firmou contrato entre o final de setembro e início de outubro do ano passado com as companhias aéreas Azul, Gol e Latam para usarem energia renovável em solo. O objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico e a utilização de querosene e diesel e contribuir para a preservação do meio ambiente. A iniciativa está entre as estratégias de ESG da indústria da aviação.

Os equipamentos adquiridos pela Zurich Airport Brasil, que também opera o Aeroporto de Florianópolis, garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado das aeronaves em solo funcionem apenas com a energia renovável gerada pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).

A solução fornece os 400 Hz de energia elétrica necessários e ainda o ar pré-condicionado (PCA) para os aviões. Atualmente, é necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. Ao eliminar o uso das GPUs e APUs, estima-se reduzir a emissão de cerca de 1.200 toneladas de CO2 anuais, no Aeroporto de Vitória.

Os sistemas foram instalados nas seis pontes do Aeroporto de Vitória e passaram a ser utilizados em dezembro. “Este projeto reforça nosso compromisso genuíno com o meio ambiente. É um importante investimento da Zurich Airport Brasil para tornar a nossa indústria mais sustentável. A adesão das companhias aéreas mostra que estamos no caminho certo para alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso com a agenda climática,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Salão de embarque do aeroporto de Vitória
Diminuirá a poluição de aviões nos voos do aeroporto de Vitória – Foto: Infraero

Fonte: Leticia Orlandi / A Gazeta

Receba as principais notícias sobre sustentabilidade no seu WhatsApp! Basta clicar aqui